Pesquisar
0
Carrinho

Como criar um Espaço Zen em casa? Dicas fáceis e rápida

Postado por: Idea Publicado em: 15/09/2022 Comentários: 0
Como criar um Espaço Zen em casa? Dicas fáceis e rápida

Com tanto estresse no dia a dia, ter o próprio espaço zen em casa pode parecer um luxo, mas na verdade é bem mais acessível do que imagina. O cantinho de relaxamento pode ser montado em um cômodo específico, no quintal, em uma parte da sala, ou no banheiro, dependendo do espaço e das práticas que pretende fazer para descansar.

Um espaço zen completo considera o equilíbrio de todos os nossos sentidos, a visão, a audição, o olfato, o tato, e até mesmo o paladar, portanto é preciso garantir a organização de todos os objetos, tendo o que precisa à sua disposição, com tudo pronto para usar. 

No decorrer desta leitura, você descobrirá como montar em sua casa um ambiente ideal para desacelerar a rotina, seja por momento de leitura, meditação ou processo de higiene do sono. 

O que deve ter em um espaço zen?

Para criar um cantinho de descanso realmente confortável, a aromaterapia pode ser associada com a decoração, considerando os princípios de harmonia do feng shui, com cristais localizados em pontos estratégicos. Itens de massagem (óleos e massageadores) e livros também podem compor sua rotina de relaxamento. 

Alguns dos itens decorativos e funcionais de um espaço zen são:

  • Difusor de óleos essenciais
  • Incensário e incenso
  • Cristais (exemplo: ametista, celestita ou o poderoso lápis-lazúli)
  • Mandalas (para circular a energia do ambiente)
  • Sinos de Vento
  • Tapete de yoga, alongamento e meditação


Espaço Zen no quarto

Se escolheu o quarto como seu ambiente de repouso, pode adaptá-lo com um canto específico para meditação e leitura, com uma prateleira dando suporte às plantas que purificam o ar (jibóia, jade, lírio da paz), além de mesa de cabeceira com cristais (quartzo transparente) e difusor de óleos essenciais (ylang ylang, lavanda). 

Espaço Zen na sala

A sala é geralmente o maior cômodo da casa, sendo o lugar ideal para alongamentos e meditação, portanto, ao inserir puffs ou poltronas de leitura, deve considerar o espaço ocupado por um tapete de yoga e suas práticas de exercício. Sinos de Vento também fazem toda a diferença na energia do ambiente, principalmente se você prefere meditar sem músicas.

Práticas do feng shui para o seu espaço de descanso 

  • Afastar energias negativas: Permita sempre a circulação de ar entre os cômodos, principalmente onde incensos e difusores são usados com frequência
  • Alinhar-se com a espiritualidade: Pinte a parede do local de azul claro ou lilás
  • Atrair sucesso: Insira um móvel de tonalidade quente, como um aparador de madeira

3 dicas para deixar o ambiente mais leve

Para que o seu espaço zen seja o mais confortável possível, confira três dicas essenciais de organização, iluminação e demais táticas para deixar o ambiente mais leve:

1. Manter os objetos organizados

Por mais que os itens de um espaço zen embelezem o ambiente, é preciso moderar na organização, pois muita informação visual à vista pode gerar incômodo, não só para encontrar o que precisa, mas também atrapalha o seu processo de relaxar a mente, preparando a higiene do sono. 

Uma boa opção é usar uma vitrine cristaleira, assim consegue expor, ao mesmo tempo que mantém cada item organizado. Como alternativa para espaços pequenos, um balcão com vitrine também separa estoques e seus devidos recipientes, ou objetos não muito adequados para decoração, como os itens de massagem e acessórios de alongamento. 

2. Cores claras

De acordo com a psicologia das cores, os tons mais claros estão relacionados à tranquilidade, suavidade e leveza. Se deseja equilibrar a estética da decoração, móveis brancos permitem que plantas e outros itens decorativos de cores mais suaves se destaquem. É o caso das mesas de centro, principalmente se tiverem um tampo de vidro, reduzindo o risco de queimar a superfície com cinzas de um incenso, por exemplo. 


3. Iluminação indireta e quente

A iluminação certa transforma qualquer espaço, tanto para transmitir uma sensação de energia, quanto para relaxar. Caso a intenção seja acalmar os sentidos, a iluminação indireta e quente é a mais indicada, ao contrário da fria — que possui efeito estimulante no nosso corpo, por estar associada à redução da secreção de melatonina (hormônio que induz o sono).  

Como usar seu espaço zen para fazer higiene do sono

Uma vez organizado o espaço zen com todos os itens e móveis necessários, você também pode utilizá-lo para realizar a higiene do sono. Trata-se de um processo de acalmar a mente, com o objetivo de regular seu ciclo de sono, prevenindo insônia, facilitando o hábito de acordar cedo (fazendo seu dia render mais) e regulando as funções naturais de homeostase, ou seja, equilíbrio do corpo. 

Durante este processo, desligue um eletrônico de cada vez, deixando por último algum dispositivo de som com músicas calmas e relaxantes, enquanto organiza sua casa para o dia seguinte. 

Passar um tempo no seu espaço zen, praticando um hobby manual tranquilo, lendo, meditando, ou realizando qualquer outra atividade que não envolva o contato com a internet, também ajuda o seu corpo a desacelerar, assim como exercícios de yoga. 

Você também pode inserir kiwi na ceia, pois uma pesquisa divulgada pelo Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition apontou a fruta como um dos alimentos que induzem o sono. Chá de camomila pode ser outro grande aliado, desde que seja uma xícara pequena, algumas horas antes de se deitar. 

E aí, gostou das dicas? Agora está fácil deixar o seu espaço zen confortável, bem organizado e ainda elegante com móveis de madeira rústicos! Confira mais conteúdos como esse no Blog da Idea Home.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário