Pesquisar
0
Carrinho

5 dicas de iluminação para valorizar os Móveis de Madeira

Postado por: Idea Publicado em: 15/07/2022 Comentários: 0
5 dicas de iluminação para valorizar os Móveis de Madeira

5 dicas de iluminação para valorizar os Móveis de Madeira

Aprender alguns truques de iluminação é um diferencial enorme para quem está pensando em dar um toque diferente na sua casa e em alguns cômodos, principalmente os móveis de madeira. Afinal, um bom projeto de iluminação é fundamental em qualquer projeto.

As luzes também conseguem valorizar os espaços da casa e podem transmitir sensações diferentes em cada ambiente, seja ela de relaxamento, conforto ou funcional.

Essas dicas e efeitos de luzes tem o propósito de valorizar ainda mais os seus espaços e móveis, então confira o post completo da Idea Home sobre como fazer isso na sua residência ou local de trabalho!

Como a iluminação pode valorizar meus móveis de madeira e ambientes?

Quando pensamos em iluminação, vem à mente conceitos básicos do propósito da luz que é apenas iluminar o ambiente. Porém, toda a escolha por trás de cores, quantidade, tipo, direção, decoração, entre outros, irá afetar diretamente o conceito do seu espaço.

Os móveis de madeira geralmente são associados a uma pegada mais rústica, mas atualmente muitas pessoas têm explorado diversos tipos de decoração que vão atribuindo outros sentidos aos móveis e identidade visual dos ambientes.

Dessa forma, quando fazemos uma escolha mais apropriada das luzes em um local, isso pode valorizar ou desvalorizar o móvel e/ou cômodo inteiro. Por exemplo, se você tem o interesse em deixar a sua de sala de estar com uma aparência mais delicada e suave, usar luzes amarelas e fortes podem deixar os móveis e espaço com um aspecto pesado.

Dependendo do seu objetivo, as recomendações são diferentes, mas de alguma maneira ou outra, a escolha certa irá valorizar e muito o seu móvel de madeira e residência.



5 truques dicas de iluminação para valorizar os Móveis de Madeira

Como mencionado anteriormente, para que seu objetivo seja alcançado de acordo com o estilo de decoração que você escolheu para a sua casa ou ambiente de trabalho, entre outros, é preciso fazer escolhas adequadas de iluminação para valorizar o espaço e os móveis.

Então confira de forma super prática e simples como fazer isso com 5 dicas incríveis de como atribuir mais valor aos seus móveis de madeira, de outros materiais e para o seu ambiente em geral.

1. Escolha a cor da luz

O primeiro passo a ser analisado é a luz do ambiente. Aquelas luzes mais quentes e amareladas se encaixam perfeitamente em ambientes destinados ao descanso, que precisam ser relacionados a relaxamento, ou seja, parecer mais aconchegantes. Por isso, opte por utilizar essa luz que é perfeita para varandas, quartos e salas.

Já as luzes brancas são indicadas para ambientes como cozinha, banheiro e escritório. Afinal, nesses locais, é necessária uma visibilidade maior e passam uma sensação de ambiente limpo, além de mais foco na atividade a ser praticada.

Mas lembre-se que é importante escolher o espaço que pretende iluminar e planejar tudo o que precisa ser feito. É preciso imaginar, por exemplo, qual será o objetivo desse cômodo para que dessa forma você consiga escolher a luz ideal conforme as indicativas acima.

Dessa forma você vai identificar se necessita de uma iluminação mais intensa ou mais branda, se serão necessários pontos de luz como abajur ou luminárias, por exemplo, ou de fato a iluminação necessária será aquela mais geral para todo o ambiente, por isso, analise com calma e escolha as melhores opções. 

Essa intenção de objetivo para cada ambiente também inclui a escolha de móveis que irão casar melhor com a iluminação e interesse para tal cômodo.

E se você tem interesse em estilos mais clean, aprenda a fazer uma Decoração Minimalista prática e super elegante!



2. Escolha a luz principal

Se a sua intenção for distribuir a iluminação pelo cômodo todo, então a luz central é uma boa escolha, já que geralmente ela fica no centro da sala, sendo responsável por iluminar todo um ambiente.

É preciso escolher de acordo com o tamanho do ambiente, pois em uma sala muito grande apenas um foco de luz principal pode acabar prejudicando cantos do cômodo que irão ficar apagados. Assim, os móveis de madeira ou outro material podem perder o brilho que trariam a essas extremidades caso estivessem sendo valorizados com uma iluminação adequada.

Por isso, é importante escolher luminárias proporcionais ao espaço, pois uma mesma luminária não poderá oferecer uniformidade de luz e claridade por todo cômodo em salas de 210m² ou de 65m². Para cada uma desses ambientes será necessário uma luminária diferente para que todas as partes do cômodo estejam bem iluminadas por igual.

Essa dica é essencial principalmente para lugares maiores, o tamanho da luminária e sua capacidade de iluminação é uma vantagem totalmente proporcional ao alcance da luz.

3. Fitas de LED

Para quem quer criar um ambiente mais romântico, moderno e sentimental, as fitas de LED são uma excelente opção. O primeiro ponto positivo dessa dica é que elas ocupam pouquíssimo espaço, podendo ser aplicadas em paredes, estantes, prateleiras, nichos e em qualquer outro cômodo.

Por possuírem essa versatilidade, você consegue utilizá-las em qualquer tipo de decoração e em qualquer ambiente, uma vez que podem ficar dispostas de diferentes formas. Além disso, essas fitas de luzes de LED, elas podem ter cores ou tonalidades diferentes e possuem um custo benefício que faz valer ainda mais a pena.

Elas servem muito para deixar um objeto ou alguma área em destaque, mesmo sendo discretas e não ocupando tanto espaço no ambiente.

Outro estilo que casa muito bem com essa dica é a Decoração Industrial, saiba mais!



4. Iluminação Indireta

O foco da proposta da luz indireta é iluminar uniformemente, porém sem que a luminária esteja diretamente em lugar específico. A lâmpada pode estar direcionada para móveis ou superfícies que refletem luz. Esse tipo de iluminação pode proporcionar um espaço mais intimista e confortável, visualmente falando.

A sua principal característica é ser suave e não muito forte para os olhos, pode ser direcionada a uma superfície que reflete em diversas direções, iluminando de forma uniforme.

Uma característica que dá a essas luzes uma expressão de intimismo perfeito é que elas são menos invasivas e mais agradáveis. Perfeitas para um ambiente que seja mais emocional e destinado para o descanso e relaxamento.

As arandelas, abajures, spots são muito recomendados para esse casos, devendo estar posicionados em lugares estratégicos e bem pensados para que esse efeito de luz realmente ocorra e se espalhe no ambiente. 

Casando com a dica anterior, fitas LED também são uma ótima opção para usar nestes casos, elas podem ser instaladas no ambiente através das sancas. Outra dica é usar lâmpadas mais amareladas para aumentar o aconchego do local.

5. Luz Difusa

A luz difusa é muito decorativa e funcional, a lâmpada é a mais versátil de todas. Elas possuem uma espécie de filtro, geralmente em acrílico ou vidro, este filtro costuma reter 20% da luz o que a deixa mais suave e não agride a vista, gerando menos sombras no ambiente e uma sensação bem maior de conforto.

A ideia não é tornar o ambiente intimista, mas sim, iluminar com uniformidade e intensidade, entretanto acaba gerando esse resultado. Porém, sem perder os detalhes que são o seu diferencial. 

A luz difusa pode ser utilizada em qualquer ambiente, desde salas, quartos, cozinhas e varandas. E para ter esse tipo de iluminação na sua casa basta ter no ambiente arandelas ou luminárias. Utilizar uma luz amarelada também dá ao espaço uma sensação de conforto e aconchego, como vimos antes.

Aliás, as luzes juntamente com os móveis, vão variar bastante de acordo com os tipos de móveis adequados para cada região e clima. Entenda mais!

Agora ficou fácil escolher qual tipo de iluminação fazer em cada ambiente da sua casa, por isso se você curtiu essa dica não deixe de aproveitar outras que você encontra no blog da Idea Home.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário