Pesquisar
0
Carrinho

10 dicas rápidas para preservar móveis de madeira

Postado por: Redator Publicado em: 27/04/2018 Comentários: 0
10 dicas rápidas para preservar móveis de madeira

Os móveis de madeira estão por todos os lados. Praticamente em todas as casas você vai encontrar pelo menos um móvel, feito em madeira. Portanto, resolvemos compartilhar contigo 10 dicas rápidas para preservar móveis de madeira.

A madeira é uma das matérias primas mais antigas da humanidade, servindo de insumo para a engenharia, marcenaria, arquitetura, na geração de energia e muito mais. Ou seja, é extremamente versátil e valorizada. Além disso, nunca sai de moda, muito pelo contrário. Entra ano e sai ano, os móveis de madeira ficam cada vez mais em alta no mercado. Por esses e outros motivos, diversos designers de interiores apostam na beleza, resistência e elegância dos móveis de madeira

Não esqueça, a madeira é um material orgânico e por melhor que seja a qualidade e o tratamento feito na madeira, alguns cuidados essenciais devem ser de extrema atenção na hora da limpeza e utilização. Dessa forma, seu móvel de madeira tão querido, vai durar muitos anos sem perder a essência e beleza. Além do mais, irá preservar de fungos, cupins e outros parasitas que se “alimentam” da madeira. 

 

Então fique ligado (a) nas dicas de hoje e aproveite o melhor do seu móvel de madeira:

1) Evite expor o móvel de madeira ao Sol

Sabe aquela mesinha de cabeceira lindíssima, que sua avó deixou para você de presente e que está na família há anos? Então, evite deixar ela perto de janelas que batam muito Sol. A luminosidade excessiva desgasta a madeira, podendo deixar ela com menos cor, mais opaca. Caso você não queira mudar ela de lugar, a dica é para instalar uma cortina, evitando que os raios ultravioletas batam direto na madeira.

2) Cuide com as manchas

As mesas de madeira são perfeitas para as refeições em família, elas tornam o ambiente mais aconchegante. São móveis que contam a sua própria história e já fazem parte da família. Por isso, todo cuidado ao preservá-la é pouco. Nunca coloque panelas quentes diretamente sobre a superfície de madeira. A alta temperatura da panela pode queimar e manchar a madeira e muitas vezes as “cicatrizes” no móvel ficam para sempre. Nesse caso, a dica é usar sempre um aparador ou uma toalha para proteger a madeira, preservando a integridade do móvel e aumentando a sua durabilidade.

3) Tenha muita atenção na hora de limpar

Muitos dos produtos de limpeza são abrasivos e podem manchar ou até mesmo arranhar o móvel. Um paninho seco ou levemente úmido, com água e sabão neutro são mais do que suficientes. 

4) Água e umidade não são amigos dos móveis de madeira

Importantíssimo! Depois de fazer a higienização, conforme orientamos na dica 03, deixe secar bem a superfície de madeira para evitar manchas, propagação de fungos e outros parasitas. Dessa forma, seu móvel de madeira irá durar a vida toda. Outra dica legal é deixar o seu móvel de madeira longe de ambientes mais úmidos. A umidade dilata o material e pode causar danos irreversíveis ao seu móvel de madeira. Aqui temos o chamado pulo do gato, aquela dica especial para manter o seu móvel de madeira belíssimo e conservado. Mantenha sempre a mobília há pelo menos três a cinco centímetros afastada da parede. Dessa forma, haverá maior circulação de ar, permitindo a madeira “respirar” e ficar mais seca.

5) Distribua bem o peso sobre o móvel de madeira

Por mais resistente e firme que seja, a madeira é um material orgânico, portanto, se você concentrar materiais ou enfeites muito pesados num ponto localizado da mobília, poderá acabar curvando a madeira. Sendo assim, procure distribuir o peso em cima da madeira, de maneira uniforme. Evite colocar coisas de um lado só.

6) Higienização

Como dissemos anteriormente, água e umidade não fazem bem para mobílias de madeira. Por outro lado, a cera de abelha é um grande aliado na hora de preservar seu
móvel de madeira. Especialistas recomendam o uso da cera da abelha para proteger a madeira e conservá-la adequadamente. A textura e nutrientes da cera, preenchem as pequenas ranhuras da superfície do móvel. Caso você não tenha cera de abelha em casa e deseje utilizar produtos de limpeza, atente-se para o produto utilizado não tenha solvente na fórmula.

7) Acerte na escolha do pano para higienizar

O ideal é usar uma flanela simples para limpeza do seu móvel de madeira. Elas não soltam fiapos e não arranham a superfície, conservando a estrutura e beleza da sua mobília. De preferência, deixe uma flanela separada exclusivamente para a limpeza dos seus móveis de madeira.

8) Por mais contraditório que pareça, procure proteger seu móvel de madeira da ação da natureza

Muitas pessoas têm móveis de madeira em jardins, que dão um charme todo especial para o ambiente. Mas é preciso ter muito cuidado, principalmente se o móvel ficar em contato direto com a terra ou areia, por exemplo. A umidade da terra e da areia são grandes vilões das mobílias de madeiras, elas podem apodrecer o móvel ou serem causas de infestação de parasitas. Caso você tenha algum móvel de madeira nessas condições, recomenda-se envernizar a madeira e se possível, criar um calço de apoio para evitar que a madeira fique em contato direto com essas superfícies umedecidas. 

9) Alerta para transporte ou remoção do móvel de madeira

Arrastar os móveis de madeira devem ficar totalmente fora dos planos. Precisou trocar o móvel de lugar, opte por levantar do chão e carregar sem arrastar. Se isso acontecer, você poderá comprometer toda a estrutura da mobília. Caso o móvel seja muito pesado e grande, de preferência para desmontar o móvel. Sabemos que dá muito trabalho, mas você irá manter a regulação das portas ou até mesmo as estruturas metálicas que sustentam alguns móveis de madeira. Além de preservar a própria madeira do atrito com o chão.

10) Como fazer a manutenção do móvel de madeira

Por fim, porém não menos importante, procure fazer manutenções periódicas na madeira (aplicação de verniz, anti-fungos, cera...), nos parafusos, dobradiças e portas, conservando a mobília para poder usar por muitos anos.

Lembre-se, se você quiser deixar seus móveis de madeira para futuras gerações, siga essas 10 dicas rápidas para preservar móveis de madeira e mantenha sempre suas mobílias em estado de “novo em folha”... ou melhor, “novo em madeira” =D. 

E aí, gostou das nossas dicas? Tem sugestões? Deixe seus comentários! Aproveite e siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).

IdeaHome Um novo conceito em móveis de madeira para o seu lar.

Tags: móveis de madeira, móveis, mobília, mesa, mesinha de cabeceira, armários de madeira, estante de madeira, rack de madeira, sofá de madeira, berço de madeira

Comentários

Escrever comentário