Pesquisar
0
Carrinho

Elimine definitivamente o mofo dos seus móveis de madeira

Postado por: Redator Publicado em: 13/03/2018 Comentários: 0
Elimine definitivamente o mofo dos seus móveis de madeira


Causado por fungos que crescem mais facilmente em lugares úmidos, o mofo é capaz de transformar qualquer humor. Quando aparece nos móveis de madeira, pode causar alergias, danificar roupas e objetos, assim como comprometer a qualidade e a durabilidade da mobília.

A incidência aumenta nos dias mais frios e chuvosos. Com o verão prestes a se despedir, nos adiantamos e separamos algumas dicas que irão te ajudar a eliminar mofo e bolor dos seus móveis de madeira de uma vez por todas.

#1 Aumente a circulação do ar
Por surgir mais facilmente em locais úmidos e escuros, o mofo vai sempre optar por atacar aquele cantinho esquecido, com muito acúmulo de materiais e pouca ventilação. Uma das formas de evitar que o problema se instale é sempre abrir portas e janelas para a entrada de ar e luz solar.

#2 Coloque os móveis no sol
É claro que você não vai tirar o seu armário e coloca-lo no jardim para aproveitar o sol da manhã. Mas você pode fazer isso com os móveis menores, como cadeiras, banquetas e mesas de centro. O mesmo vale para roupas de cama, como edredons e cobertores. A incidência de calor inibe o aparecimento de fungos, aumentando a vida útil do seu móvel de madeira.

#3 Use produtos antimofo
Ao perceber uma maior chance de aparecimento de mofo em alguma parte da casa, os produtos antimofo podem ser bons aliados na hora da prevenção. Desumidificadores funcionam bem em espaços menores e você também pode colocar pedaços de giz ou pequenos sachês com sal grosso dentro de armários e baús.

Se mesmo assim o mofo conseguiu se instalar em um dos seus móveis de madeira, prepare e aplique sobre a região atingida uma solução caseira para resolver o problema.

Você vai precisar de:
- luvas de proteção
- bicarbonato de sódio
- água
- escova ou esponja de limpeza

Misture 10 colheres de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Com as luvas, use a escova de limpeza para esfregar a área afetada. Para o caso de superfícies mais delicadas ou que tiveram a madeira pintada, utilize uma esponja macia ao invés da escova.

A mistura funciona bem com vinagre ou água sanitária, muito embora o odor desses produtos seja desagradável, especialmente em se tratando do guarda-roupas ou armários da cozinha.

Vale lembrar que, depois de finalizar o processo, a peça de madeira precisa secar por completo antes de voltar a desempenhar suas funções. Se possível, exponha o móvel ao sol. Ou, se preferir, seque a região com a ajuda de um secador de cabelos.

A aplicação de uma tinta resistente a mofo e umidade é uma ação preventiva recomendável para os móveis menos resistentes. Para o caso de móveis que não sejam pintados, considere a impermeabilização com verniz ou esmalte sintético.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário