Pesquisar
0
Carrinho

Faça você mesmo: como pintar seus móveis de madeira

Postado por: Funcionário Publicado em: 31/10/2017 Comentários: 0
Faça você mesmo: como pintar seus móveis de madeira

Às vezes a gente tem apego, né? O móvel é antigo, pertenceu a algum ente querido, custou muito, testemunhou momentos incríveis... Seja qual for o motivo, alguns de nós prefere dar espaço à criatividade do artista interior e colocar a mão na massa para reformar aquela peça que tem lugar especial no coração.

Se você é dessas pessoas que gosta de dar asas à imaginação e não se importa em se sujar um pouquinho em nome de um móvel reformado, mais colorido e bonito, essas dicas são para você.

Você vai precisar de:

  • Lixas
  • Massa para reparo
  • Primer
  • Tinta à base de água
  • Pincel de cerdas macias 
  • Verniz

O primeiro passo é lixar o móvel que deseja pintar. A camada de brilho deve sair por completo, assim como a pintura anterior. Para agilizar o serviço, utilize uma lixa especial para madeira, mais grossa.

Depois de lixar a superfície, utilize a massa para cobrir pequenos buracos e imperfeições (se houver). Deixe secar e volte a lixar a área, deixando-a uniforme. Remova, então, a poeira com um pano levemente úmido.

O primer é aplicado para proteger a peça de madeira e possibilitar maior durabilidade. Aplique duas camadas, esperando a secagem indicada entre uma a outra. 

Chegou o momento da diversão propriamente dita! Utilize uma tinta esmalte ou acrílica à base de água da cor de sua preferência. Para não errar no tom, considere o cômodo onde o móvel de madeira será colocado e veja se a cor combina com o restante da decoração. Pinte em sentido único. Se achar necessário, aplique uma segunda camada de tinta – sempre esperando a anterior secar bem.

Por fim, depois de seca, cubra a tintura nova com verniz – principalmente se o móvel ficar em ambiente externo, como na churrasqueira ou no jardim. O verniz dá brilho e protege a peça. Espere secar e pronto!

Ah, vale lembrar que, antes do início dos trabalhos, é importante forrar o chão e outras superfícies próximas para evitar que fiquem manchados de tinta. Última dica: use roupas velhas, coloque uma música animada e prepare-se para se sujar!

Comentários

Escrever comentário