Pesquisar
0
Carrinho

Saiba como identificar móveis de madeira de má qualidade

Postado por: Redator Publicado em: 30/11/2017 Comentários: 0
Saiba como identificar móveis de madeira de má qualidade

Ninguém quer comprar móveis que não duram nada ou que apresentarão problemas poucos meses após serem retirados da loja. Além da funcionalidade e da estética das peças, buscamos o melhor custo-benefício na hora de mobiliar os cômodos. Em muitos casos, investir um pouco a mais não é problema – contanto que o mobiliário atinja nossas expectativas.

Ou seja, o investimento precisa valer a pena. Queremos móveis duráveis, resistentes, bonitos e funcionais, sem que ofereçam dores de cabeça ou preocupações desnecessárias. Mas como analisar a qualidade de um móvel de madeira na hora da compra, para evitar problemas futuros?

Bem, é muito mais fácil do que parece. Dê uma olhada nessas dicas:

 

1) Observe o tipo de madeira

Qualidade tem preço. É por isso que os móveis feitos com madeira maciça são mais caros que os móveis feitos com MDF, por exemplo. O tipo da madeira influencia, e muito, na durabilidade das peças. Se quiser um móvel mais resistente e que dure por anos e anos, prefira os que são feitos com madeira sólida.

 

2) Preste atenção ao acabamento

Mesas, balcões, aparadores e estantes se mancham e arranham facilmente quando o acabamento não é de qualidade. Na dúvida, faça um teste rápido: passe a unha sobre a superfície do móvel. Se ficar marcado, melhor buscar uma alternativa melhor.

 

3) Veja se o material é o mesmo em toda a peça

Em alguns casos, o tipo de madeira utilizado em um mesmo móvel é diferente. Uma cadeira, por exemplo, pode ter os pés e o encosto produzidos com um tipo mais resistente, e o assento feito com uma madeira mais frágil. Diga não à enganação!

 

4) Atente-se às superfícies

Verifique se não existem arranhões, manchas ou partes lascadas ou rachadas. Preste atenção especial às partes arredondadas, como quinas ou outros detalhes, e veja se foram bem-feitos.

 

5) Procure por móveis firmes

Um móvel de qualidade não balança, não pende para um dos lados, nem apresenta folgas ou desníveis. Teste cadeiras, mesas e estantes. Veja se ficam firmes sobre as superfícies, se apresentam boa resistência sem ceder. É importante, também, prestar atenção às peças que compõem o móvel, como puxadores, parafusos e pregos.

 

Por fim, uma dica extra: móveis feitos com madeira de má qualidade apresentam aparência uniforme demais, parecem muito certinhos, por serem feitos com uma combinação de diversos tipos de madeira. Nesses casos, é necessário um acabamento que deixe a aparência da peça igual como um todo. Por outro lado, os móveis feitos com madeira sólida, maciça, têm variações de cores devido às variações da própria matéria-prima – prefira essas se você busca uma peça de maior resistência e durabilidade.

 

Comentários

Escrever comentário