Pesquisar
0
Carrinho

Como organizar o guarda-roupas das crianças com praticidade

Postado por: Redator Publicado em: 20/02/2018 Comentários: 0
Como organizar o guarda-roupas das crianças com praticidade

 

Assim que começam a andar, as crianças passam a ter acesso a móveis e objetos que antes eram inalcançáveis. Se penduram por tudo, são curiosas e não têm muita noção do perigo. Aos poucos, o caminhar vai tomando forma, a criança adquire mais autonomia e, quando percebemos, já quer escolher o look do dia para passear no parque, brincar com os amiguinhos e passar a tarde na casa da vovó.

O interessante do quarto infantil é que ele é um lugar de acolhimento para os pequenos. É ali que eles se sentem confortáveis e onde mantêm seus pertences. É ali, também, que podemos começar a inserir as primeiras doses de responsabilidade na rotina dos filhos.

O guarda-roupas é um ótimo aliado no ensino de organização e limpeza do próprio quarto. Mas, para que as crianças consigam ajudar de forma prática, é preciso seguir algumas dicas simples que tornam as ações dos pequenos mais funcionais no dia a dia.

Vejamos agora como organizar o roupeiro infantil de forma prática e funcional:

#1 Escolha móveis de tamanho específico
Móveis com prateleiras ou cabideiros altos demais impossibilitam a criança de escolher a própria vestimenta ou de manter o armário organizado. Para inserir um pouco de autonomia na rotina infantil, escolha peças que permitam interação com a criança. Coloque as roupas de uso contínuo em araras, varões e prateleiras baixas, reservando os pontos mais altos para aqueles itens pouco utilizados.

#2 Não faça pilhas altas
Já pensou na bagunça que a criança vai fazer quando puxar uma camiseta da base da pilha? Mantenha tudo prático, facilite a interação dos pequenos. Pilhas menores funcionam bem, assim como as colmeias sanfonadas. Esses acessórios para organização de guarda-roupas são ótimos, pois têm divisórias e simplificam tanto a disposição quanto a visualização das peças.

No caso de peças maiores, uma ideia boa também é organizá-las em forma de rolinhos. Enrole as camisetas e bermudas, por exemplo, e coloque-as na vertical dentro das gavetas. Isso otimiza o espaço e também facilita a escolha da criança, que pude puxar de uma a uma, sem desorganizar todo o resto.

#3 Identifique gavetas e prateleiras
Uma maneira de começar a ensinar seus filhos algumas palavras, formatos e cores é usar adesivos para identificar o conteúdo de gavetas e prateleiras. Utilize figuras coloridas para combinar imagens e palavras respectivas. Dessa forma, a criança desde cedo já começa a fazer associações que podem ser o início da alfabetização.

A ideia da organização do armário das crianças é fazer com que elas mesmas possam escolher as roupas que desejam vestir e também consigam organizar o próprio guarda-roupas. Para que isso seja possível, é importante escolher móveis que tornem a rotina mais funcional e que sejam adaptados especialmente aos pequenos.

A Idea Home tem algumas opções interessantes que você pode ver clicando aqui.



Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário