Pesquisar
0
Carrinho

Como escolher um berço seguro para o seu bebê

Postado por: Redator Publicado em: 11/01/2018 Comentários: 0
Como escolher um berço seguro para o seu bebê

 

Se tem um item que é indispensável no quarto do bebê é o berço. Todo o restante do mobiliário pode esperar, porém o berço é a peça chave do ambiente onde a criança passará boa parte do tempo durante os primeiros aninhos de vida.

A escolha pelo berço ideal pode ser complicada, especialmente devido ao grande número de opções disponíveis e variações de preço e estilo. Mas o que deve sempre ser considerado, acima de qualquer outro aspecto, é a segurança que o item oferece.

 Antes de sair por aí decidindo pelo berço mais bonito ou mais em conta, preste atenção especial a esses tópicos:

 

- Certificação do Inmetro

Desde 2012, todos os berços fabricados no País devem ser aprovados pelo Inmetro. Verifique, ainda, se a peça vem com manual de instruções para montagem. Algumas determinações obrigatórias envolvem o espaçamento máximo da grade lateral (para evitar que a criança prenda a cabeça ou o tronco nos vãos); a distância entre o estrado e as laterais, que não deve passar de 2,5 cm (para que a criança não corra o risco de prender as mãos ou pés); e a altura entre esses dois pontos, que deve ter medida suficiente para evitar que o bebê caia ou saia do móvel.

Modelos de balanço, movimento pendular e aqueles utilizados para fins hospitalares são isentos da certificação.

 

- Braçadeiras, suportes e rodinhas

É muito importante prestar atenção às peças menores, como braçadeiras ou suportes, que podem ser pontiagudas ou facilmente quebráveis. Quanto aos modelos com rodinhas, é preciso que tenham um sistema de travamento para evitar deslocamentos acidentais.

 

- Dispense acessórios

Protetores, mosqueteiros, móbiles e demais objetos devem ser dispensados afim de evitar sufocamento, alergias ou acidentes diversos. Alguns especialistas dizem até mesmo que não é necessário travesseiro, uma vez que o bebê consegue manter a postura correta sem a utilização do mesmo. Crianças com refluxo, porém, podem utilizar um modelo baixinho, de forma a manter a cabeça um pouco mais elevada que o restante do corpo.

 

- Matéria-prima

Informe-se sobre os materiais utilizados na confecção do berço. As tintas não devem ser tóxicas, os parafusos ou pregos devem ser novos e resistentes, a madeira precisa ser de qualidade e não apresentar rachaduras, farpas ou outras irregularidades.

Vale lembrar que as quinas do móvel devem ser arredondadas e que o berço não deve ser posicionado próximo à janela. Em suma, um berço de qualidade oferece total segurança ao bebê. Por isso, cuidado ao escolher uma peça somente pelo design ou pelo preço. Verifique, antes de tudo, as condições de segurança.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário