Pesquisar
0
Carrinho

Estilo Rústico Europeu: decoração com móveis de madeira

Postado por: Idea Publicado em: 24/08/2022 Comentários: 0
Estilo Rústico Europeu: decoração com móveis de madeira

Ao pensar em uma decoração voltada para o lado rústico europeu, a valorização do passado vem à tona com o toque da modernidade. É possível demonstrar o gosto pela cultura do Velho Continente para a sua sala, quarto e outros ambientes com uma belíssima decoração.

Além disso, o estilo rústico europeu traz para os ambientes e casas uma sensação de conforto com lembranças do passado com muito estilo e referência. 

E não se enganem, o estilo rústico não é alto grotesco e com dezenas de informações pelo ao contrário o estilo rústico é inspirado na natureza, e traz muitas vezes uma sensação de conforto e aconchego.

Neste conteúdo, você irá entender a história desse estilo, quais suas principais características e elementos marcantes, além de dicas incríveis para aplicar em casa. Confira!

História do Estilo Rústico Europeu

Conforto e elegância são as palavras que regem o estilo europeu. Para chegarmos na decoração atual precisamos nos lembrar que os europeus não abriam mão do conforto e sofisticação.

Os principais elementos como: a madeira, o tecido e a cerâmica derivaram deste passado europeu que tornam a decoração dos ambientes, hoje, num espaço único.

Em toda a história sabemos que a natureza acompanhou a trajetória dos europeus, por isso, esse tipo de decoração é indicado para as pessoas que sentem ou que desejam se sentir perto da natureza, já que conseguimos mesclar os elementos mais pesados e frios com arranjos e plantas.


3 Características do Estilo Europeu 

O estilo rústico usa alguns elementos mais pesados e brutos, alguns materiais como: madeira, pedra e cerâmica, são muito utilizados neste meio. Ainda pode ser relacionado com o campo, passado e natureza. 

Suas texturas e a assimetria rústica acabam passando uma sensação de aconchego e muito conforto, principalmente por móveis de madeira, fibras naturais e acabamentos expostos ou envelhecidos permitem criar ambientes rústicos, despojados e ao mesmo tempo elegante, tudo na medida certa.

1. Cores do Ambiente 

Para criar um ambiente rústico europeu comece pelas cores, esse é o primeiro passo para começar a incorporar esse estilo na sua casa. Nas antigas casas europeias as grandes janelas permitiam a entrada da luz, refletindo por todo o ambiente. 

Sabemos que nem todas as casas possuem essa entrada de luz pela janela de forma natural, portanto a solução mais comum para que os ambientes fiquem iluminados na maior parte do dia é pensar em cores claras e que vão refletir a luz natural do sol.

Aliás, se você tem dúvidas sobre como usar a iluminação ao seu favor na hora de decorar o ambiente com seus móveis de madeira, aprenda alguns truques!

Outra excelente solução é investir em cortinas finas e claras, da mesma cor pintura das paredes, isso porque essa mescla e combinação fazem o ambiente se tornar muito mais claros e refletindo a luz do sol. Mas não precisa ficar apenas no branco, escolha tons de branco como off white, tons pastéis e claros.

2. Madeira Rústica

A madeira é um material muito característico do estilo colonial, portanto Invista num piso com madeira escura, que dessa forma irá formar um contraste interessante com a parede clara. Quando pensamos em uma parede clara, cortinas compridas e soltas com piso de madeira escura, lembramos automaticamente das cenas de época.

Além de passar muita sofisticação e elegância aos ambientes da casa, traz ainda mais um ambiente alegre, e se você desejar um toque ainda mais rústico invista em estofados como sofá ou poltronas coloridas ou estampadas. 

Saiba que a madeira convoca a rusticidade, quando as palavras “rústico” e “madeira” se combinam de uma maneira muito natural e bela. Pense em um ambiente com móveis de madeira da mesma cor, predominante, da cor escura com muito brilho e com detalhes rústicos. 

Tipos de Móveis de Madeira para decorar

Os móveis de madeira trazem conforto aos moradores da casa, são extremamente convidativos e ainda conseguem combinar, misturar e mesclar com diversos tipos de elementos, decoração e material diferente.  A madeira é versátil e, ao mesmo tempo, também é elegante e clássica, por isso, ela é um sucesso em diversas decorações e não fica fora desse estilo que conquista cada vez mais um espaço na casa das pessoas.

Dos móveis de pallets, filetes de madeira e caixotes que são feitos em madeira de demolição ou madeira antiga, essa decoração além de oferecer reflorestamento dá um toque único e autêntico para a sua decoração e ao ambiente da sua casa. 

Outro fator importante é saber os tipos de móveis de madeira para cada clima e região, saiba mais!

E você ainda pode optar por usar esse material em diversos tipos de móveis, por exemplo, você pode optar por uma mesa de jantar, mesa de centro, cama, estantes, móveis de apoio para cama e outros que ainda é possível encontrar muitas vezes por profissionais que fazem a mão.

Se quiser ainda uma dica a mais para realizar combinações perfeitas que irão trazer um toque de rústico e ao mesmo tempo elegante e moderno, use para decorar esses móveis com objetos em metal ou em vidro. 

Essa combinação que faz o rústico europeu, tendência já há algum tempo e faz todo sentido para o ambiente urbano. Por fim,  tenha em mente que muitos materiais combinam com a madeira, se a intenção for criar um ambiente rústico com toques modernos, saiba que é muito possível além de ficar lindo.

3. Detalhes do Estilo Rústico Europeu

A decoração estilo rústico europeu é rica em detalhes, móveis curvados com detalhes inacabados e os tecidos com estampas, são algumas das características que marcam esse estilo. 

Os objetos antigos são detalhes importantes na decoração de um ambiente europeu. Isso porque as peças vintage, realçam a caracterização do espaço, pode ser com pratos expostos de estilo provençal em um armário de vidro de móvel rústico. 

A presença de sofás, poltronas e cadeiras com a base em madeira escura e almofadas muito coloridas, com estampas e texturizadas são muito comuns neste tipo de decoração. A sala deve ser formal mas ao mesmo tempo convidativa e muito aconchegante. Aproveite para usar e abusar das estampas de animais e tecidos que contenham mapas.

Outro exemplo de detalhes para a decoração do estilo rústico europeu é poder explorar tipos de quadro que remetem imagens europeias pelo cômodo. Remeter a países Portugal e Espanha, fazem toda a diferença neste estilo, aproveite para trazer elementos da cultura e de decoração das casas europeias.



Coleção England Idea Home: Móveis de Madeira do Estilo Rústico Europeu

Quando falamos sobre o Estilo Rústico Europeu é quase instantâneo lembrar da nossa Coleção England. A Idea Home é referência nacional e internacional em produção de móveis de madeira, principalmente com esse estilo mais rústico que nos remete conforto, um sentimento de aconchego e nos traz lembranças daquela cidade do interior que nos recebe feito um abraço.

Mas, não só isso, os móveis de madeira da Coleção England possuem um fator de alta resistência, fabricados com madeira maciça e montados de forma organizacional para que sua experiência seja a melhor possível.

Então se você quer mudar a decoração da sua casa ou reestruturar o visual de qualquer outro ambiente para o Estilo Rústico Europeu, não deixe de conferir essa coleção incrível em nosso site.

Aliás, agora que você já sabe como montar um ambiente com o estilo rústico europeu também aproveite para dar uma olhada em outras dicas do blog da Idea Home e veja como os nossos móveis podem dar todo o charme para a sua sala, quarto ou qualquer ambiente que deseja trazer esse estilo moderno e elegante.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário