Pesquisar
0
Carrinho

Tipos de Móveis: o que é melhor para cada clima

Postado por: Idea Home Publicado em: 22/06/2022 Comentários: 0
Tipos de Móveis: o que é melhor para cada clima

Entender os tipos de móveis é importante porque cada região tem um clima diferente, umas são mais quentes e outras mais frias, algumas chovem mais e outras são mais secas. Esses fatores fazem com que certos móveis atendam a determinadas necessidades melhor em algumas regiões do que em outras.

Fizemos um levantamento sobre as recomendações e vamos trazer as melhores opções de móveis para cada clima, analisando suas vantagens e desvantagens, de modo que você possa saber qual escolher para aproveitar sua estação preferida. Confira!

Tipos de Móveis Ideais para Climas Quentes

Vamos começar pelo clima preferido da maioria das pessoas, o clima quente! O Brasil é considerado um país tropical, porém em lugares mais próximos a praias, áreas externas com piscinas e jardins, adequa-se mais aos tipos a seguir:

Móveis para Piscina e Praia

Se o local frequentado for próximo ao mar ou uma área com piscina, recomendamos utilizar de peças feitas em alumínio ou inox, por serem mais resistentes à corrosão da areia e também a oxidação da maresia. Mas, não descarte os móveis de madeira totalmente, pois são os mais confiáveis e não aquecem tanto quanto o metal.

Considere para este ambiente a adição de cadeiras e espreguiçadeiras em um deck, de modo que você consiga melhor aproveitar o sol e manter o bronze em dia. 

Atenção a posição dos móveis: não os mantenha muito distantes e nem muito próximos. Organize de uma forma que permita a interação de todos os integrantes no espaço e que a passagem fique livre entre os ambientes.

Para o horário das refeições, aposte na mesa de madeira para jantar. Esses itens, além de serem  super práticos, trazem um visual moderno com a cara do verão. E, por ser uma peça funcional, pode ser utilizada de diversas formas e em diferentes ocasiões.

Móveis para Quintal ou Campo

Já se a área externa for um grande jardim, um campo, ou um local de floresta, recomendamos utilizar móveis de madeira maciça, pois, além de serem mais resistentes, são também naturais e condizem muito com esse lugar. 

O tipo rústico traz um visual moderno e ao mesmo tempo proporciona uma sensação mais aconchegante, o que combina muito com esse tipo de ambiente. 

Para grandes confraternizações em família, uma ótima opção é um item bonito, resistente e fácil de manejar, como a mesa marrom extensível da Idea Home. Para famílias menores, que não exigem uma mesa robusta, recomendamos a mesa retrô amendoada, que faz um match perfeito com as cadeiras de madeira de cor amendoada


Vale destacar que a utilização de móveis de madeira são muito recomendados por serem naturalmente mais fortes contra o apodrecimento e a deterioração. 

É sugerido que, caso a peça de madeira fique diretamente no tempo, seja utilizado um acabamento protetor para potencializar sua resistência ainda mais às ações do tempo. Para manter o brilho do material, o ideal é a cada seis meses efetuar o uso de vernizes ou tintas seladoras.

Dica Bônus

Quando utilizar seu mobiliário na parte externa, você pode pensar em adquirir (ou até fazer) as suas próprias almofadas, deixando a sua tarde ainda mais confortável. Mas, certifique-se que o tecido é de boa qualidade e resistente ao desbotamento e mofo, por conta da umidade que esses ambientes geralmente apresentam. 

Móveis para Varandas ou Sacadas

Para ambientes menores é fundamental saber aproveitar muito bem o seu espaço. Nesse caso, os tipos de móveis de madeira menores e pesados são mais indicados, ainda mais se no local ventar muito, pois, materiais leves como alumínio ou plástico podem voar e até causar acidentes.

Opções ideais de escolha são mesas estreitas e bancos por terem um menor volume e se adequarem melhor ao local. Mesas quadradas ou retangulares também são ótimas opções, já que aproveitam melhor o espaço do que as redondas, dependendo do seu ambiente.

Também é interessante investir em mesinhas, para servirem de apoio para bebidas, livros, ou artigos decorativos. Não se esqueça de decorar com flores e plantas para deixar seu ambiente ainda mais natural, elegante e convidativo. 

Não descarte a ideia de inserir uma rede ou uma cadeira de balanço para ser o “plus” de aconchego no seu cantinho.

Materiais Naturais

Quando houver dúvida na hora de escolher algum item da mobília sempre priorize aqueles com material natural. Fibras, bambu e madeira são excelentes, além de facilitar para deixar qualquer ambiente com a cara do verão!

Tipos de Móveis Ideais para Climas Frios


Climas frios e chuvosos são excelentes para permanecer no conforto do seu lar. O ideal para esse tipo de clima é optar por investir em móveis internos que deixem o seu ambiente mais aconchegante e confortável

Em dias frios, esse é o ambiente ideal para uma sessão de cinema, assistir um filme com a família e comer uma pipoca. Para essa situação, indicamos o rack de TV rústico para apoiar sua tela com estabilidade e ainda ter espaço para aquela decoração incrível. 

Já para os comes e bebes e outros itens necessários, indicamos o baú mesa de centro. Além de ser uma mesa linda, também pode ser utilizada para guardar suas cobertas e almofadas dentro. Incrível né?

Caso o seu interesse seja um programa mais reservado ou um pouco mais silencioso, um ambiente de momento de leitura é o ideal. 

Os tipos de móveis indicados aqui são estantes, afinal, seus livros favoritos merecem um lugar especialmente para eles, não é? Se você tem uma grande quantidade de volumes indicamos uma estante alta de madeira, caso não sejam muitos, opte pela estante baixa ou a estante maciça pequena.


Não esqueça da sua manta, além de ser um item queridinho da decoração, vai deixar você ainda mais confortável e a vontade nesse ambiente. Uma bebida quente também é uma ótima opção, ainda mais quando se tem uma mesinha de apoio para te auxiliar.

Móveis para Quartos

O quarto é o ambiente perfeito para descansar e recuperar as suas energias. Aliado a um clima frio, então, acaba se tornando irresistível, não é? Geralmente, esse é o ambiente com o toque mais pessoal do morador, tendo os móveis montados de forma estratégica e posicionados para ter o melhor aproveitamento do espaço.

Um dos itens que mais são valorizados aqui é o guarda-roupas. Essa peça, além de não se encaixar em qualquer lugar, precisa ter as dimensões adequadas às necessidades de cada um, tanto para o número de roupas quanto em dimensões. Uma excelente opção para se encaixar no seu quarto é o armário rústico de madeira com três portas

Outro item fundamental para o seu quarto é onde você passa grande parte da sua vida: a cama! É importante escolher bem este móvel porque ele precisa ser resistente e estar muito bem alinhado com o piso, para evitar dores nas costas. Camas de madeira maciça geralmente são mais duráveis e confiáveis. 


Caso você ainda esteja aproveitando a maternidade ou paternidade, um outro tipo de móvel muito importante para o quarto de bebê é o berço! Afinal, o seu pequenino também precisa de uma boa soneca restauradora. Para essa finalidade, indicamos o berço minicama de madeira e MDF na cor amarela

Além de charmoso, essa incrível mobília ainda vira uma cama para os papais que precisarem descansar algumas vezes.

Gostou das dicas? Então, compartilhe com seus conhecidos e se tiver precisando de algum móvel em específico, dê uma passadinha no site da Idea Home!


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário