Pesquisar
0
Carrinho

Como aumentar a vida útil dos seus móveis de madeira

Postado por: Idea Publicado em: 13/01/2022 Comentários: 0
Como aumentar a vida útil dos seus móveis de madeira
Quem investe em móveis rústicos de madeira sabe que uma das maiores qualidades é a durabilidade. Mas, claro, tudo vai depender do cuidado que você vai ter com as peças. Saber como é a limpeza de móveis de madeira, o que passar e como dar brilho estão entre as principais questões que você precisa saber para aumentar sua vida útil.
Afinal, esse é um mobiliário versátil, muitas vezes passado de geração em geração. Um dos motivos de serem tão queridinhos é o fato de contribuírem para um ambiente mais acolhedor e cheio de estilo.
Se você quer manter seus móveis rústicos de madeira conservados por mais tempo, acompanhe as dicas a seguir e entenda o que fazer!

9 dicas de como conservar móveis de madeira

Já vamos começar com uma boa notícia: aumentar a vida útil dos móveis de madeira é uma tarefa relativamente simples. Claro que requer alguns cuidados, mas eles não são nada difíceis. 
A seguir, listamos 9 passos para você ter móveis de madeiras rústicas sempre novinhos. Confira!



1. Evite a sobrecarga dos móveis de madeiras rústicas

Uma das principais formas de como conservar móveis de madeira é respeitando o seu limite de peso. Isso evita que ele se deforme por causa da sobrecarga. 
Por exemplo, uma estante de madeira certamente não vai suportar o mesmo que uma cristaleira. Por isso, fique de olho nas especificações do produto na hora da compra. Se preciso, entre em contato com o fabricante para saber qual o limite suportado pelo móvel.
Também é importante não apoiar mais peso em uma parte do móvel do que na outra, o que também pode causar deformidades.

2. Mantenha o ambiente longe da umidade

A umidade é outra vilã dos móveis rústicos de madeira. Sendo assim, o ideal é evitar que isso aconteça no local em que sua peça vai estar. Ela pode estufar ou manchar, e alguns danos são irreversíveis.
Se a umidade estiver nas paredes, mantenha o móvel um pouco afastado, mais ou menos uns 7 cm. Há ainda produtos no supermercado que podem ajudar a amenizar os efeitos da umidade nos ambientes.

3. Use porta-copos para evitar manchas

Copos que suam geram umidade na superfície dos seus móveis rústicos de madeira, como racks e mesas de jantar. Para evitar manchas, o ideal é usar toalhas de mesa ou porta-copos para que o líquido não fique em contato com a madeira.

4. Posicione seus móveis rústicos de madeira longe do sol

O sol também pode danificar os móveis de madeira. Nesse caso, é comum haver ressecamento, escurecimento e manchas, por exemplo.
Portanto, mantenha as peças em locais em que o sol não bate. Uma dica pode ser investir em cortinas para evitar a entrada da luz.

5. Não bata às portas do seu móvel de madeira rústica

Apesar de serem bem resistentes, uma das maneiras de como conservar móveis de madeira é evitando bater suas portas. Isso vale especialmente para guarda-roupas, que usamos com frequência.
É que a força na hora de fechar pode prejudicar a estrutura com o passar do tempo, reduzindo a durabilidade do móvel de madeira.

6. O passo a passo da limpeza de móveis de madeira

A limpeza de móveis de madeira é mais simples do que pode parecer. E lembre-se: não use produtos de limpeza, principalmente os abrasivos. Álcool também não é recomendado, pois tira o brilho do móvel com o passar do tempo. Em vez disso, faça o seguinte:

  • Passe um pano umedecido com água. Se a superfície estiver engordurada ou com sujeira além de poeira, você também pode usar sabão neutro e o lado macio de uma esponja de cozinha úmida.
  • Então, passe um pano seco para remover toda a sujeira e umidade.
  • Não se esqueça de limpar também dobradiças e trilhos.

7. O que passar nos móveis de madeira para dar brilho?

Existem produtos à venda que são adequados para dar brilho à madeira sem danificar sua superfície, como lustra-móveis, o que ajuda a aumentar a durabilidade.
Aliás, os lustra-móveis são ótimos para formar uma camada protetora, evitando manchas de água e até facilitando a retirada de pó na próxima limpeza dos móveis de madeira.

8. Tire arranhões de móveis de madeira do jeito certo

Muitas vezes, aplicar lustra-móveis é o suficiente para esconder arranhões de móveis de madeira. No entanto, se ele for muito fundo ou grande, você vai precisar raspar a área e depois polir e aplicar verniz novamente.
A mesma dica vale para marcas de queimado, como as que podem surgir ao colocar uma panela quente em cima de balcões, buffets e aparadores, por exemplo.

9. Saiba limpar móveis de madeiras rústicas externos

Assim como os móveis rústicos de madeira que ficam dentro de casa, aqueles que compõem áreas externas e de lazer também precisam de atenção.
Uma dica de como conservar móveis de madeira nesse caso é manter a limpeza, removendo a poeira com um pano úmido. Depois, passe um pano seco. Além disso, seque bem após a chuva.
Geralmente, o fabricante do móvel também indica algum impermeabilizante. Entenda também qual a frequência da aplicação deste produto. Em alguns casos, o ideal é fazer um reforço a cada dois meses.

Assim, você aumenta a vida útil dos móveis de madeira que podem estar expostos ao sol e à chuva, por exemplo.
 

Como revitalizar móveis de madeira?

Se, mesmo seguindo todos os passos para aumentar a vida útil dos seus móveis de madeira rústica, eles foram perdendo o brilho ou se desgastando com o tempo, tudo bem! É que tem como revitalizar móveis de madeira para que fiquem novinhos em folha.
Um dos jeitos mais fáceis é lixar o móvel, passar um imunizante e envernizar novamente. Mas você também pode mudar a cor, pintando de branco, preto ou outro tom que preferir. E aí é só envernizar!
Contudo, um ponto importante na hora de revitalizar móveis de madeira é prestar atenção nas dobradiças, parafusos e outras peças metálicas. Se estiverem enferrujados ou danificados, o melhor a fazer é trocar.


Comentários

Escrever comentário