Pesquisar
0
Carrinho

Vai se mudar? Confira 8 dicas para não ficar na mão!

Postado por: Idea Publicado em: 13/12/2021 Comentários: 0
Vai se mudar? Confira 8 dicas para não ficar na mão!

Mudanças são cheias de significado. E quando vamos para uma casa nova, muitos sentimentos podem estar envolvidos. A felicidade de ter encontrado um novo lar. O estresse do processo de mudança. Inseguranças e tantas outras emoções surgem nessa hora.

Mas, calma! Com um pouco de planejamento e bom humor, você vai conseguir fazer a mudança e planejar a decoração para casa nova sem estresse. A seguir, confira algumas dicas para se mudar e veja os truques para deixar o ambiente com a sua cara!

 

As 8 dicas essenciais para quem vai se mudar


Na hora de se mudar, muita gente já vai logo pensando na decoração para casa nova e se esquece das etapas anteriores, que precisam ser cumpridas. Para te ajudar, a gente listou 8 passos de uma mudança sem dor de cabeça. Confira:

1. Planeje a sua mudança

Essa é uma etapa fundamental em muitas áreas e tarefas, inclusive na hora da mudança. Mais ou menos um mês antes, você já pode começar a cotar e fazer contato com os serviços que precisa contratar.

Algumas empresas de frete já oferecem o empacotamento dos objetos, o que facilita muito o seu trabalho. No entanto, você pode optar pela contratação separadamente.

Se você for guardar tudo por conta própria, comece a juntar caixas de papelão e fitas adesivas para organizar a mudança. Você pode comprar caixas ou pegar em supermercados, o que é mais sustentável. 

Só não se esqueça de identificar as caixas usando uma caneta. Dessa forma, vai ser mais fácil encontrar o que você procura e começar a organizar a casa nova.

2. Não espere o dia da mudança para começar a organização

Uma semana antes, comece a juntar os objetos menores e menos usados nas caixas. Deixe apenas o essencial, móveis e os itens grandes para o dia da mudança.

Dessa forma, você agiliza o processo, evita estresse e cansaço excessivo no dia da sua mudança para a casa nova.

3. Separe os objetos essenciais em uma só caixa

Assim que você concluir a mudança, provavelmente vai bater aquele cansaço. E com tantas caixas, pode ficar difícil ter uma boa noite de sono logo no início.

Por isso, uma dica é colocar em uma só caixa tudo aquilo que você vai precisar nos primeiros dias. Roupas, itens pessoais, acessórios… Coloque tudo junto para facilitar sua adaptação.

4. Prepare reparos e reformas 

Principalmente quem está deixando um imóvel alugado, é preciso pintar as paredes antes de entregar as chaves. Você pode começar antes mesmo de se mudar, caso seja possível. 

Também há a possibilidade de esvaziar o imóvel para só então fazer os reparos necessários. O importante é se planejar para essa fase da mudança.

5. Cancele serviços e mude seu endereço

É natural que você precise entrar em contato com seus prestadores de serviço para avisar sobre a mudança. Em alguns casos, você vai precisar pedir o cancelamento. Em outros, basta solicitar que o serviço seja transferido para o seu novo endereço.

Além disso, você terá que entrar em contato com seu banco, operadora de telefonia móvel, entre outras empresas que prestam serviços importantes e precisam ter seu endereço sempre atualizado.

6. Faça uma faxina na sua casa nova

Antes de se mudar, enchendo a casa nova com seus móveis e objetos, faça uma boa faxina no local ou contrate uma pessoa ou empresa especializada.

Certifique-se de que, no dia da mudança, banheiro e cozinha vão estar bem limpos para você já começar a usar.

7. Vistorie o imóvel antigo antes de sair de vez

Então, é hora de deixar para trás o seu imóvel antigo. Mas não antes de olhar todos os cômodos e seus cantinhos para ter certeza de que não está deixando nada.

8. Comece a arrumação da casa nova aos poucos

Se você não contratou uma empresa para a sua mudança, e vai fazer a arrumação por conta própria, não se apresse em querer fazer tudo de uma só vez. Isso pode ser bastante cansativo e estressante.

Em vez disso, vá colocando tudo em seu devido lugar aos poucos. Aproveite esse momento para pensar na decoração da casa nova e se adaptar ao novo lar.

 

5 truques para decorar sua casa nova


Além da parte burocrática e chata, a mudança também envolve a decoração da casa nova, o que pode ser bastante divertido. Confira a seguir algumas dicas para facilitar esse processo.

1. Idealize a decoração para casa nova

Você pode fazer pastas no Pinterest, no Instagram, ou buscar ideias de decoração para casa nova aqui no blog da Idea Home, em revistas e publicações especializadas. 

O importante é entender qual estilo você quer seguir nos móveis para a casa nova, quais objetos de decoração mais combinam com você e por aí vai.

2. Faça a lista de móveis para casa nova

Então, é a hora de fazer a lista de móveis para a casa nova. Anote o que você já tem e o que vai precisar comprar ou reformar e pense em como combinar móveis antigos de madeira com novos. Depois, passe para os eletrodomésticos e eletroportáteis. 

Esses são os objetos mais caros da decoração para casa nova e merecem a devida atenção porque também são muito úteis e ocupam um bom espaço.

3. Meça tudo!

Tire um tempo para ir até a sua casa nova e medir tudo o que for possível. Anote as medidas separadas por cômodos para facilitar.

Feito isso, e já com a lista de móveis para casa nova, é hora de medir as peças que você já tem para entender se elas vão caber e em quais locais você vai colocar.

Depois, veja quanto sobra para os novos móveis que vão precisar entrar na decoração para casa nova. E não se esqueça de deixar um espaço para a circulação!

4. Escolha os objetos para a decoração para casa nova

Aqui, você também vai precisar rever o que já tem e o que vai precisar comprar para seguir a decoração para casa nova que idealizou.

É a hora de buscar por objetos menores, mas que podem transformar o visual do ambiente. Estamos falando de enfeites, cortinas, mantas, jogos de cama, mesa e banho, luminárias e outros elementos.

5. E muito importante: faça um chá de casa nova

Você pode estar se casando, saindo da casa dos seus pais, ou simplesmente se mudando. Nessas horas, amigos e parentes mais próximos certamente vão querer compartilhar desse momento com você.

Sendo assim, fazer um chá de casa nova pode ser uma ótima oportunidade de abrir as portas para que todos conheçam seu novo lar, além da possibilidade de ganhar alguns mimos.

É muito comum fazer uma lista e distribuir entre os seus convidados, ou então colocar em alguma loja de fácil acesso para todos, seja física ou online.

E para mostrar que você sabe receber, capriche na decoração de mesa para chá de casa nova. São várias as ideias de decoração para chá de casa nova que você pode encontrar na internet e se inspirar.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário