Pesquisar
0
Carrinho

6 Dicas de decoração para sala de estar

Postado por: IdeaHome Publicado em: 27/10/2021 Comentários: 0
6 Dicas de decoração para sala de estar

A sala é o cartão de visita da maioria das casas. É por onde se entra, relaxa, recebe e se distrai. E uma sala de estar decorada do seu jeitinho com certeza vai ser ainda mais agradável! A escolha das cores, do tipo de móveis… tudo contribui para um ambiente aconchegante. 

Agora, se você não faz ideia de como decorar a sala de estar, não se preocupe: aqui, vamos te dar 6 dicas valiosas para começar a colocar em prática agora mesmo. Confira!

 

1. Detalhe a função e o estilo de decoração para sala de estar

Assim como em outras tarefas, a decoração de sala de estar também começa pelo planejamento. Primeiro, você precisa definir o que espera desse espaço.

Em alguns casos, a sala de estar é só para relaxar e aproveitar os momentos em família. Também é comum a prioridade ser um sofá confortável e uma boa televisão para maratonar uma série no fim de semana, ou assistir à novela depois de um dia de trabalho.

Mas você também pode priorizar o aconchego para receber pessoas, ou ter a necessidade de dividir o ambiente em sala de jantar e de estar, por exemplo. São muitas as possibilidades, e você precisa saber o que esperar para começar a planejar a decoração para sala de estar.

Tão importante quanto a função é o estilo que vai seguir. Não leve em consideração só o que o está na moda. Adapte para as suas preferências e gostos.

Há vários estilos que você pode escolher como clássico, sofisticado, industrial, aconchegante, e por aí vai! Pesquise por fotos em redes sociais e no Pinterest e depois encontre aqui na Idea Home os móveis e acessórios para sala de estar que se encaixam no visual que você escolheu.

2. Escolha móveis neutros e versáteis

Essa também é uma das dicas para decorar a sala de estar que você precisa ter em mente logo no início. Móveis maiores em cores neutras dão mais versatilidade ao seu projeto e facilitam quando você quiser fazer alguma mudança no estilo. Esse é o caso de sofás, racks, estantes, cristaleiras e vitrines.

Se você tiver um rack de madeira branco e um sofá bege ou cinza, ambos com design básico, pode focar em objetos para decoração de sala de estar em praticamente qualquer cor e estilo que vai ficar legal. 

Assim, você investe em bons móveis, que são a parte mais cara da decoração, e pode brincar com os objetos e a pintura das paredes sempre quiser mudar um pouco.

3. Invista em móveis de madeira para dar mais aconchego

Se você quer saber como decorar a sala de estar de um jeito que ela fique aconchegante, aqui vai uma dica certeira: aposte em móveis de madeira, revestimentos e pisos no material ou que reproduzam madeira.
A sala de estar é um ambiente propício para relaxar e descansar. E a madeira dá um toque especial, principalmente em tons mais escuros.
Na hora de comprar seus móveis, faça escolhas sustentáveis. Na Idea Home, por exemplo, a madeira é de reflorestamento. Assim, você leva os elementos da natureza para dentro da sua casa, causando o menor impacto possível no meio ambiente.
Por falar nisso, outra dica para tornar o ambiente mais acolhedor é usar plantas e flores na decoração. Pesquise por espécies ideais para locais fechados ou com pouca incidência de luz. Samambaias, suculentas e cactos costumam ser boas opções. E se você não tem talento para ser pai ou mãe de planta, tudo bem, há muitos arranjos prontos com flores e folhas secas, por exemplo.

4. Prefira móveis funcionais para salas pequenas

Quem tem pouco espaço precisa aproveitar todos os cantinhos da melhor forma possível. Por isso, a decoração de sala de estar pequena requer atenção na escolha dos móveis.
Você já ouviu falar em sofá com baú? Ele tem espaço abaixo do assento, que serve para você guardar objetos como mantas ou almofadas que não estejam em uso, por exemplo. Tem ainda o sofá-cama, para dar mais conforto aos seus hóspedes, caso não tenha um quarto disponível.


Outros móveis também podem ter mais de uma função. Por exemplo, bancos podem servir tanto para se sentar quanto como mesinha lateral para o sofá. O ideal é otimizar móveis e objetos!


Outra ideia de decoração para sala de estar pequena é escolher um rack com gavetas e portas, que também sirvam para você guardar seus objetos.

5. Saiba quais objetos de decoração para sala de estar fazem a diferença

Pintura, piso, móveis... Tudo isso é muito importante na decoração para sala de estar. Mas alguns objetos têm o poder de mudar o estilo facilmente, sem grandes investimentos ou quebra-quebra, como citamos anteriormente. Esse é o caso de:
  • Tapetes;
  • Quadros;
  • Espelhos;
  • Plantas;
  • Almofadas;
  • Cortinas;
  • Vasos;
  • Pendentes e luminárias.
Esses objetos de decoração para sala de estar podem ser ideais para dar aquela renovada no visual do ambiente, mas sem grandes reformas. Inclusive, você consegue mudar completamente o estilo do cômodo só investindo nessas peças.

6. Menos é mais também na decoração de sala de estar

Uma sala de estar decorada não precisa estar cheia de elementos. Em ambientes pequenos, isso pode atrapalhar a circulação e até fazer o ambiente parecer bagunçado. E mesmo quem tem mais espaço pode cansar a vista com tantos objetos e móveis. Por isso, uma das dicas para decorar sala de estar é ter em mente que menos é mais. Isso vai deixar o espaço mais aconchegante e convidativo para relaxar ou curtir os momentos com a família e amigos. Sem falar que vai ter mais espaço para todos circularem com conforto.


Aliás, não se esqueça de tirar todas as medidas da sala de estar antes de comprar qualquer móvel. Se ficar na dúvida sobre como vai ficar, ou se o espaço livre é suficiente, use fita crepe para demarcar o local em que os objetos vão ficar.

Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário