Pesquisar
0
Carrinho

Móveis de madeira e plantas: entenda os cuidados necessários

Postado por: Idea Publicado em: 13/07/2022 Comentários: 0
Móveis de madeira e plantas: entenda os cuidados necessários

Móveis de Madeira e Plantas: entenda os cuidados necessários

Sabemos que móveis de madeira requerem alguns cuidados essenciais durante o seu uso, apesar de apresentarem uma alta durabilidade e resistência, para isso é importante não cometer alguns erros que comprometam sua vida útil.

Para que você tenha um maior proveito da utilização desses móveis de madeira, veja o conteúdo completo da Módulo Energia com algumas dicas de como combinar os móveis e as plantas e aprender como cuidar deles. 

Como combinar móveis de madeira e plantas?

As plantas fazem parte de nossas vidas, não só como seres importantíssimos da natureza, mas como formas de deixar o ambiente do nosso lar mais saudável e desenvolver esse cuidado dia a dia, construindo uma rotina consciente e ainda mais bonita.

Porém, para algumas pessoas, pode ser muito difícil combinar as plantas com os móveis, principalmente os móveis de madeira que também querem vários cuidados específicos. Por conta disso, elencamos algumas formas mais comuns de combinar esses dois elementos e deixar o seu ambiente mais harmonioso. Confira:

Mesas de madeira para jardim

Ter uma mesa de madeira no jardim ou varanda irá promover diversos momentos especiais tanto em família ou sozinho, afinal, almoçar ou jantar ao ar livre é uma atividade revigorante. Por isso, uma mesa bonita de madeira que se adapte a toda a família é imprescindível.


A madeira é um material que promove conforto e além disso é um clássico que combina em diversos ambientes e outras decorações. Esse móvel de madeira para jardim traz ao ambiente originalidade com uma textura natural deslumbrante que complementam qualquer espaço externo.

Prateleiras de madeira para plantas

As prateleiras de madeira rústicas da Idea Home são uma excelente ideia para móveis de madeira para jardim. Além de serem uma solução prática e útil, ainda é super elegante e com muita modernidade. Essa solução simples de armazenamento é incrível para adicionar personalidade ao ambiente externo.

Você ainda pode combinar as prateleiras com vasos e recipientes diferentes que podem oferecer ainda mais decoração ao ambiente e principalmente as paredes externas de sua casa. 


Parece simples, porém alguns toques de decoração trazem uma decoração super personalidade e beleza ao ambiente.

Caixas de madeira para plantas

Você ainda pode optar por plantas às suas mudas dentro de uma caixa de madeira trazendo muito estilo e originalidade para o seu jardim. Isso acaba adicionando estilo e cor instantaneamente ao exterior da sua casa.

A floreira é o acessório perfeito para quem é fã de decoração e ama um ambiente repleto de verde, flores, plantas e estilo. Podem ficar dispostas no jardim, na varanda ou até em ambientes internos. As floreiras são uma ótima maneira de garantir belas experiências com jardinagem. Uma floreira de madeira também é ótima para criar harmonia entre o interior e o exterior.

3 cuidados com Móveis de Madeira e Plantas

Agora que você aprendeu a como combinar tipos de móveis de madeira com as plantas da sua residência ou ambiente de trabalho, é essencial entender como devem ser os cuidados com cada um dos itens.

As plantas precisam de cuidados especiais, assim como os móveis de madeira, então fique atento às três dicas que listamos abaixo:

1. Cuidados ao regar as plantas perto dos móveis 

Sabemos que cada planta exige quantidades específicas de água no dia, mas uma regra que não costuma falhar é evitar colocar água demais na terra. Isso porque a quantidade exagerada pode comprometer a saúde da sua planta, e pode acabar afogando as raízes. 

Além de só pelo acúmulo de água comprometer a integridade da planta, pode aumentar a quantidade de pragas, fungos e bactérias.

Procure regar suas plantas de forma bem devagar e com um regador que tenha um bico dosador, de preferência, faça pequenas pausas quando começar a perceber que a água está demorando a se infiltrar na terra.

Evite que ela comece a escorrer pelo vaso, pois no momento em que você deixar isso acontecer e tiver um móvel de madeira por perto, essa água entrará em contato com o material instantaneamente.

 

Água e madeira não combinam de forma alguma, portanto mantenha seu móvel longe dela, além de causar estragos superficiais, a madeira estufa e dilata o material, por isso a umidade também é prejudicial à conservação desse móvel. 

Deixe a mobília pelo menos três centímetros longe da parede para que haja circulação de ar e ao mesmo tempo não tenha contato com a umidade. Por isso, se você for colocar alguma planta perto de móveis de madeira, mantenha alguns centímetros de distância.

É muito importante ter cuidado para evitar o contato entre os móveis de madeira, com a água e umidade. Além desse contato desgastar o material ainda pode promover a proliferação de mofo e bolor, o que pode causar inchaço, manchas e descascamento da pintura das peças.

2. Cuidados com o sol e o calor

Tanto para os móveis de madeira quanto para as plantas, deve-se tomar muito cuidado com o calor e o sol. Os dois possuem muita fragilidade neste quesito e por tanto deve ser evitado ficar expostos por muito tempo.


Existem muitos ambientes e lugares da casa que acabam por receber mais iluminação e calor do que outros. Não é recomendado que móveis de madeira e plantas estejam localizados nesses pontos.

Acontece que no móvel, o contato da madeira com o sol mancha com o tempo e fica com aspecto envelhecido e cheio de marcas, pode causar o desbotamento da madeira e até o descolamento precoce das camadas da peça. 

Já no caso das plantas, é importante ter um espaço que receba luz solar, isso é fundamental para o crescimento das plantas e o seu desenvolvimento. Mas fique atento, pois não é recomendável que a luz incida diretamente na planta, pois as folhas podem se queimar e acabar murchando.

3. Limpeza de plantas e móveis de madeira

Você sabia que as plantas também precisam de cuidados com o pó que se acumula durante o dia? Pois bem, se o pó acumular nas folhas, a planta pode ficar sem respirar e acabar prejudicando o crescimento dessas plantas.

Por isso, é importante manter as folhas limpas. Para isso o melhor a se fazer é com um pano de microfibra levemente úmido, mas um pedaço de papel úmido também pode funcionar muito bem.


Neste processo é importante ter um pouco mais de atenção, é preciso fazer isso com um pouco mais de atenção, pois todas as folhas precisam ficar limpinhas.  Agora para os móveis de madeira as coisas também não são tão diferentes.

Há uma necessidade de limpar móveis de madeira ao menos uma vez por semana, retirando todo o pó. Não esqueça de abandonar o uso de palha de aço ou outro material que possa arranhar a superfície do móvel e os produtos de limpeza que possuem álcool na composição para evitar manchar.

Use a parte macia das esponjas para a limpeza de maneira eficiente ou até mesmo um pano de microfibra ou papel toalha úmido. Além disso, para móveis de madeira deve-se passar o verniz após limpeza de toda a área. 

Curtiu as dicas de como manter a durabilidade dos seus móveis de madeira e além disso promover a saúde das suas plantas? Então veja outros post que podem te ajudar.


Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário