Pesquisar
0
Carrinho

Mas, afinal, a madeira é reciclável?

Postado por: Redator Publicado em: 29/11/2017 Comentários: 0
Mas, afinal, a madeira é reciclável?

Metal, papel, vidro, alumínio. Quando lemos essas palavras logo imaginamos as lixeiras coloridas destinadas aos materiais recicláveis, apesar de apenas 15% da população do País separar o lixo orgânico do reciclável atualmente*.

E quando se trata da reciclagem de objetos maiores, como móveis de madeira, por exemplo? Bem, primeiramente é importante saber que a madeira é um material reciclável, sim. A madeira, aliás, é um produto que pode ser reciclado em 100%, incluindo galhos de árvores, caixotes, restos de construção e móveis.

Mas como essa reciclagem é feita?

O processo de reciclagem da madeira é semelhante ao dos demais materiais. Primeiramente, a madeira passa por uma etapa de separação e triagem. Depois, as peças de outros materiais, como pregos e parafusos, são removidas. A madeira, então, é triturada e transformada em serragem.

Essa madeira triturada pode, a partir dessa etapa, ser reutilizada de diversas maneiras: para forrar o piso dos abrigos de animais, transformada em peças compensadas de MDF, servir de adubo e até mesmo ser transformada em celulose para a produção de certos tipos de papel. 

 

Onde deixar a madeira para reciclagem?

Móveis de madeira, diferentemente de outros materiais menores, não devem ser descartados juntamente com os recicláveis comuns. O ideal é entrar em contato com algum centro municipal de reciclagem de madeira para solicitar a coleta, ou então levar o material diretamente a um desses locais.

O site eCycle oferece uma listagem de postos de reciclagem e doação para o descarte correto de resíduos diversos. Basta acessar www.ecycle.com.br e fazer uma busca por CEP.

É claro que, em muitos casos, os móveis e demais peças de madeira podem ser reutilizados sem passar pelo processo de reciclagem. Às vezes basta usar a criatividade para reaproveitar aquele móvel que estava inutilizado transformando-o totalmente.

A importância da reciclagem de objetos de madeira vai além do reaproveitamento do material – envolve também a redução do volume de lixo em aterros e lixões, e garante que menos árvores sejam cortadas para a confecção de outros objetos. Uma peça de madeira pintada, por exemplo, pode levar até 15 anos para se decompor na natureza.

 

*Um estudo encomendado pelo Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem) em 2016 revela que cerca de 170 milhões de pessoas moram em municípios que ainda não são atendidos pela coleta seletiva, o que certamente dificulta a reciclagem do lixo.



Comentários

Escrever comentário