Pesquisar
0
Carrinho

Madeira vs MDF: qual móvel é melhor?

Postado por: Idea Publicado em: 14/01/2022 Comentários: 0
Madeira vs MDF: qual móvel é melhor?

Na hora de comprar um móvel, você se depara com diferentes estilos, modelos, cores e também materiais. É nessas horas que muita gente se pergunta se é melhor comprar um móvel de madeira ou de MDF, por exemplo.

Se essa também é a sua dúvida, é importante ter em mente qual é a finalidade do seu móvel, seja de madeira ou MDF. Em qual parte da casa ele vai ficar? Como é a decoração pensada para o ambiente? Qual a cor você quer para o seu móvel?

Isso porque, na verdade, seja lá qual material você escolher, ambos apresentam benefícios e pontos de atenção. Portanto, a decisão muitas vezes é baseada nas suas necessidades. Mas nós vamos te ajudar! Confira abaixo as características da madeira e do MDF, bem como suas vantagens e desvantagens.

Madeira é natural e mais resistente

A madeira maciça é um material natural. Pensando no meio ambiente e na sustentabilidade, o ideal é que o móvel de madeira maciça seja de demolição ou de reflorestamento. No segundo caso, você pode encontrar diversas opções aqui na IdeaHome!

Afinal, sua casa é o seu refúgio, e precisa vibrar toda a positividade que você merece, e a escolha dos materiais influencia nisso. No caso da madeira, tem o poder de deixar o ambiente mais aconchegante, levando a natureza para perto.

As vantagens da madeira com relação ao MDF

Para começar, há várias espécies de madeira no Brasil, o que faz com que haja também uma boa variação de cores e texturas. Assim, fica fácil escolher uma que combine com o projeto de decoração da sua casa.

Sem falar que você pode optar pelo material que cabe no seu bolso ou no orçamento do projeto. Entre os tipos mais acessíveis estão o eucalipto. Mas também há opções de madeira de lei mais sofisticadas.

Também por ser um material natural, cada móvel de madeira maciça tem características próprias, como ranhuras e tonalidades. Isso torna a peça personalizada e única. Além disso, a madeira maciça é mais resistente. Você vai precisar tomar alguns cuidados, é verdade. Mas basta evitar molhar, expor ao sol e à umidade que está tudo certo!

Sem falar que, em caso de arranhões ou riscos, é fácil consertar. Basta lixar e passar verniz ou tinta novamente. Se precisar de uma restauração maior, também costuma ser possível recuperar o móvel de madeira, ao contrário do que acontece com o MDF.

A madeira maciça tem ainda mais aderência a pregos e parafusos. E como também é resistente, dá para montar e desmontar sem que o móvel seja prejudicado. Ótimo para quem adora uma mudança!

E as desvantagens da madeira maciça?

Quando comparamos com o MDF, a madeira maciça tem poucas desvantagens. Contudo, o preço mais elevado pode ser um fator decisivo na hora da escolha. 

Além disso, a madeira maciça tem mais chance de empenar. Contudo, isso costuma acontecer quando há alguma falha no processo de fabricação. Então, quando há alguma oscilação, é possível que se formem frestas ou ela empene.

Cabe pontuar ainda que um móvel de madeira maciça tende a ser bem mais pesado que um de MDF. Sendo assim, mover em um ambiente ou realizar uma mudança, por exemplo, torna-se um pouco mais trabalhoso.

MDF é material sintético, porém versátil

Já o MDF é um tipo de madeira reconstituída. A sigla significa Medium Density Fiberboard. Em tradução literal para o português, nada mais é do que uma placa de fibra de média densidade.

Basicamente, o MDF é obtido por meio da prensagem da fibra ou das partículas da madeira, que fica como se fosse uma massa fácil de moldar e finalizar com verniz.

Conheça os benefícios dos móveis de MDF

Com relação à madeira, o MDF também tem suas vantagens. Por ser mais maleável, é ideal para a construção de móveis com cantos arredondados ou com design diferenciado.

A superfície ainda é uniforme, com baixa porosidade. Assim, a aplicação da pintura também é mais fácil. Sem falar que dá para colar adesivos ou lâminas, mantendo a superfície lisinha. 

Por causa desse acabamento refinado, o MDF pode ser usado em móveis inteiros ou para fazer o acabamento externo de móveis de madeira maciça, por exemplo em portas de guarda-roupas.

E como o processo de fabricação envolve outros materiais além da madeira, o MDF não costuma atrair cupim.

Saiba também quais são as desvantagens do MDF

Por ser mais flexível, o MDF é mais frágil do que a madeira. Sendo assim, resiste menos ao tempo e a ação de agentes como água e umidade, por exemplo. Portanto, não é uma boa ideia para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, ou para o exterior da casa.

Se você precisar desmontar um móvel de MDF, também pode ter problemas para montar novamente. Isso por conta da sua fragilidade com relação à madeira maciça.

Os móveis de MDF também não suportam muito peso. Sendo assim, não são boas opções para móveis em que você pretende colocar muitos itens, como estantes.

Afinal, é melhor escolher madeira maciça ou MDF?

Bom, a resposta vai depender das suas necessidades. O MDF, por exemplo, tem sido muito utilizado em móveis planejados e até em outras peças vendidas de forma avulsa.

O sucesso tem muita relação com o valor mais acessível do MDF. Além disso, o material permite a aplicação de diferentes pinturas e até laca.

Quanto à madeira maciça, é uma ótima escolha para quem preza pela qualidade. Esse é aquele tipo de móvel que passa de geração em geração. Basta saber cuidar direitinho.

A maior resistência da madeira é ideal, principalmente, nas peças que vão receber peso, como cadeiras, armários de cozinha e prateleiras, por exemplo, além de móveis para a área externa.

Contudo, além do material em si, na hora de comprar um móvel, leve em consideração a qualidade de outros itens como puxadores e dobradiças.


Comentários

Escrever comentário