Pesquisar
0
Carrinho

Confira 7 estilos de decoração de sala para você se inspirar

Postado por: Idea Publicado em: 14/01/2022 Comentários: 0
Confira 7 estilos de decoração de sala para você se inspirar

Se você vai construir ou reformar uma sala, precisa ter em mente qual é o estilo de decoração desse ambiente. Afinal, esse é o primeiro passo para escolher cada detalhe, desde revestimentos e cor de parede até os itens de decoração.

Agora, se você ainda não definiu qual linha visual seguir, precisa conhecer os diferentes estilos de decoração de sala. Assim, fica mais fácil buscar inspirações na internet.

Para facilitar a sua vida, nós listamos os 7 principais estilos de decoração para sala. Confira cada um nas linhas a seguir e mãos à obra!

1. Estilo contemporâneo traz amplitude e aconchego

Esse é um estilo de decoração de sala que está em alta. Nele, é importante que os móveis e objetos sirvam não só para decorar, mas também tenham uma utilidade. Aliás, esse é um conceito que ganhou força após o início da pandemia da Covid-19.

Os móveis contemporâneos apresentam linhas retas, com um ar de sofisticação. As cores são claras e neutras, para um ambiente clean e com aparência ampla. Cinza, branco e bege são boas opções para os móveis, por exemplo.

Na decoração contemporânea, as cores e estampas aparecem de forma pontual em objetos, capas de almofada, manta para o sofá, e por aí vai. Inclusive, esse é um detalhe interessante para quem gosta sempre de mudar um pouco o visual da sala. 

Além disso, alguns materiais se fazem muito presentes nesse estilo, como madeira, mármore e vidro, por exemplo. 

2. Sala com estilo de decoração industrial é tendência

Cimento queimado, ferragens e tijolos à mostra… Essas são só algumas das características desse estilo de decoração que vem sendo muito usado não só em salas, como também em outros cômodos e até em lojas e restaurantes.

O nome já entrega de onde veio o estilo industrial. A inspiração é nos elementos de fábricas, mas sempre com um toque moderno, como luminárias com design diferenciado e outros móveis modernos e cheios de estilo.

Aliás, os móveis geralmente mesclam materiais como madeira maciça e ferro, e é muito comum ver peças de design nesse tipo de décor.

Outra característica é que os móveis tendem a ser vazados, como é o caso da estante de madeira maciça com 4 nichos da IdeaHome.

3. Para uma sala que nunca sai de moda, aposte no minimalismo

O minimalismo carrega a filosofia do “menos é mais”.  Isso se reflete não só na aparência mais básica dos móveis e itens de decoração, como também influencia na escolha de materiais duráveis e, claro, peças que sejam realmente úteis.

Para seguir esse estilo, aposte em itens com cores neutras, de preferência mais claras, para dar um ar clean à sala. Se você quiser criar contraste em alguma parte do ambiente, use tons mais fortes - mas ainda neutros - como preto, cinza escuro e azul marinho.

Além disso, dê preferência a móveis sem muitos detalhes, como é o caso da estante alta de madeira da IdeaHome. Ela é branca e bem basiquinha, ótima para uma sala minimalista. Sem falar que é de madeira maciça (pinus), ou seja, vai durar muito tempo!

4. Decoração rústica ajuda a tornar sala mais acolhedora

De maneira geral, os elementos naturais ajudam a dar a sensação de aconchego e bem-estar. E quando estamos falando da decoração da sala, isso é tudo que muita gente procura.

No estilo rústico, há a presença forte de móveis e objetos de madeira. Tons terrosos e quentes também ajudam a deixar o ambiente mais acolhedor. 

Aposte ainda em outros elementos naturais como plantas e revestimentos em materiais naturais. Aliás, você pode apostar em quadros e capas de almofadas com estampa de folhagens ou flores, por exemplo.

Para deixar sua sala rústica e confortável, que tal investir em um conjunto de móveis de madeira com rack, estante e vitrine? Assim, você garante que todos os móveis vão combinar entre si.

5. Estilo clássico para a sala confere ambiente sofisticado e elegante

Esse é aquele tipo de decoração que lembra toda a opulência da nobreza. Traz peças com detalhes marcantes, como entalhes, além de materiais nobres como madeira e couro. Detalhes em dourado e prateado dão ainda um toque especial.

O ideal é adotar esse estilo só se o espaço for grande. Isso porque, além dos móveis geralmente serem maiores, o excesso de detalhes pode fazer com que a sala pareça pequena.

Uma boa pedida para uma sala clássica é o conjunto com rack, cristaleira, balcão vertical e prateleiras. São móveis em madeira maciça e na cor branca, ideais para compor a décor nesse estilo. 

6. Divertido e despojado, estilo boho traz vida para a sala

Para quem gosta de mais cores, mistura de materiais e referências, a decoração boho pode ser ideal. Ele mescla o hippie, oriental, punk e outros estilos que compõem um ambiente personalizado e único.

Valorize peças feitas à mão, como em vime, crochê e bordados. Estampas étnicas também são muito bem-vindas, além de elementos naturais, como plantas e móveis de madeira, como a mesa de centro de madeira maciça.

7. Para quem gosta de mais cores e estampas, estilo retrô pode ser ideal

O estilo de decoração para sala retrô é aquele que traz itens modernos, mas com elementos que remetem ao passado. Essa é a principal diferença para o estilo vintage, que usa objetos e móveis que realmente são do século passado.

Quando falamos em retrô, logo vêm à mente móveis com pés palito levemente inclinados para fora, como é o caso do balcão com 3 gavetas e 2 portas da IdeaHome.

Móveis e eletrodomésticos arredondados, estampas grandes e cores vibrantes também estão entre as características desse estilo de decoração. Dê preferência aos tons quentes como vermelho, laranja e amarelo. Outro tom muito usado é o azul claro.

Procurando móveis de madeira com qualidade? Confira as opções da IdeaHome. São diversas peças para combinar com a décor que é a sua cara. Confira!

Comentários

Escrever comentário