Pesquisar
0
Carrinho

Como limpar os móveis de madeira corretamente?

Postado por: Idea Publicado em: 14/01/2022 Comentários: 0
Como limpar os móveis de madeira corretamente?

Eles podem durar uma vida inteira, basta saber como limpar móveis de madeira e conservá-los da forma correta. No entanto, o que parece simples, muitas vezes resulta em danos na superfície do móvel. Isso porque usar os produtos inadequados ou abrasivos pode manchar e até estufar a madeira.

Além disso, mancha de copo, verniz descascado e até mudanças na coloração são bastante comuns com o passar do tempo. Mas é possível evitar tudo isso!

Portanto, se você quer que seus móveis durem muito, confira as dicas para limpar móveis de madeira nas linhas a seguir. Descubra ainda os truques para manter as peças conservadas por mais tempo.

Como limpar móveis de madeira? Confira essas dicas!

Saber como limpar móveis de madeira do jeito certo ajuda a manter a boa aparência e a higiene. Tirar a poeira ou a gordura aumenta ainda a sensação de bem-estar que um ambiente limpo proporciona.

E se você souber como manter a limpeza de móveis de madeira, pode conservar ainda seu brilho natural.

Tire as principais dúvidas sobre esse assunto nas linhas a seguir. As dicas valem para todos os tipos de móveis, seja um guarda-roupas, cômoda, mesa de jantar ou aparador, por exemplo. Elas também se aplicam a quem quer saber como limpar móveis de madeira maciça, de MDF, laca ou outros tipos.

O que usar para limpar móveis de madeira?

De maneira geral, o mais indicado para limpar móveis de madeira é um pano úmido e macio. Ele costuma ser suficiente para remover a poeira e eventuais respingos que possam sujar a superfície. Outra opção é o lado macio da esponja.

Contudo, é importante lembrar que o móvel não pode ficar molhado. Ou seja, use pouca água e, após passar o pano umedecido, você precisa passar um outro pano macio e seco. Vale ressaltar que o uso de substâncias químicas pode danificar a aparência do seu móvel de madeira. Isso inclui produtos de limpeza no geral, além de álcool puro.

Agora, há produtos voltados para móveis de madeira, como óleos e ceras. Eles ajudam a dar brilho e a conservar a limpeza, evitando até riscos. O ideal é passar a cada 15 dias.

Também dá para usar aspirador de pó para ajudar a remover a sujeira do interior de guarda-roupas de madeira, de sapateiras ou de gavetas de cômodas, por exemplo. Para os cantinhos, uma escova de dentes pode ser ideal para remover a poeira. 

Nas dobradiças e corrediças, passe um pano macio e seco para remover o acúmulo de pó. Caso haja gordura uma grande quantidade de sujeira, use um pano úmido, mas não se esqueça de secar em seguida, usando um pano seco.

Como limpar gordura de móveis de madeira?

Outra dúvida bastante comum é sobre como limpar gordura de móveis de madeira. Nesse caso, o ideal é pingar algumas gotinhas de detergente neutro no local manchado, e passar por cima um pano umedecido com água. 

Lembre-se de usar pouco produto e pouca água, além de remover toda a umidade assim que terminar, evitando novas manchas. Essa dica, inclusive, pode funcionar para outros tipos de manchas, como de caneta ou causada por líquidos que tenham derramado.

Como limpar móveis de madeira maciça com manchas de copo?

Apoiar copos e jarras com líquido diretamente nos móveis de madeira pode causar manchas que nem sempre são fáceis de tirar.

No caso de mesas de jantar de madeira, de mesas de canto ou outro móvel que você tenha o costume de apoiar copos, o ideal é limpar com frequência. Melhor ainda se você usar toalha de mesa ou porta-copo para evitar o contato direto com a louça.

Agora, se o móvel já estiver manchado, a solução pode ser fazer uma mistura com duas partes iguais de água e bicarbonato de sódio. Aplique uma pequena quantidade com a ajuda de um pano macio. Em seguida, passe um pano úmido para remover o produto e, então, seque bem.

Como limpar móveis de madeira rústica?

Quando se tem um móvel de madeira rústica, a preocupação com a conservação tende a ser menor. Afinal, o estilo traz marcas naturais, que ajudam a contar a história daquele móvel. 

Ainda assim, é importante ter certos cuidados para que o móvel dure mais tempo, como veremos a seguir. Já quem opta por superfícies lisas, como em MDF ou laca, precisa ter atenção redobrada para não danificar o material.

Aprenda a conservar seus móveis de madeira

Além de conferir as dicas para limpar móveis de madeira, também é importante ficar de olho em certos cuidados para a conservação. Adote essas medidas no dia a dia e na organização dos ambientes para que suas peças durem muito mais:

Mantenha os móveis de madeira longe da umidade

Se ele estiver em um cômodo úmido, mantenha o móvel cerca de 10 cm afastado da parede para evitar o mofo. Os fungos causam danos não só ao móvel como também aos objetos que você guarda ou apoia nele.

Afaste os móveis do sol

A luz solar, quando em contato direto com o móvel de madeira, pode provocar manchas e danos definitivos à peça.

Por isso, o ideal é colocar o móvel de madeira em um local que não pegue sol. Caso isso não seja possível, invista em cortinas para evitar o contato da luz com a peça. Entretanto, é importante manter os ambientes sempre arejados, o que ajuda a evitar o mofo.

Não coloque peso demais

Todo móvel tem um limite de suporte de peso, que geralmente é informado pelo fabricante. Fique de olho nessa informação para não sobrecarregar e estragar seu móvel de madeira. 

Além disso, cuide para que o peso esteja distribuído de forma adequada na superfície de prateleiras, armários e estantes de madeira, por exemplo. 

Procurando móveis de madeira com qualidade? Confira as opções da IdeaHome. São diversas peças para combinar com a décor que é a sua cara. Confira!

Comentários

Escrever comentário