Pesquisar
0
Carrinho

Quarto Infantil: veja como montar um ambiente divertido e funcional

Postado por: Idea Publicado em: 14/01/2022 Comentários: 0
Quarto Infantil: veja como montar um ambiente divertido e funcional

A chegada de um bebê sempre causa grande expectativa. Além dos cuidados com a saúde, é preciso montar o enxoval, escolher móveis de decoração para quarto infantil, entre outros assuntos que podem ser totalmente novos para algumas pessoas.

Principalmente ao escolher móveis para quarto infantil, surgem algumas preocupações como as cores, o estilo e, claro, como manter o ambiente divertido e funcional. Afinal, toda criança gosta de brincar. E proporcionar um espaço lúdico ainda ajuda a estimular a criatividade e a aprendizagem dos pequenos.

Também é importante pensar em como aquele espaço pode ser útil pela maior quantidade de tempo possível. Ou seja, com uma decoração que possa ser facilmente adaptada para as diferentes fases da vida da criança.

Para entender melhor sobre o assunto, separamos 6 dicas de decoração para quartos infantis que unem diversão e funcionalidade em diferentes momentos da vida. Acompanhe a leitura!

6 dicas de móveis e decoração para quarto infantil

De maneira geral, não há regra na hora de escolher os móveis de decoração para quarto infantil. Além da funcionalidade das peças, também é importante pensar na diversão das crianças, seja por meio de móveis ou de espaços destinados a brincadeiras.
Se você está planejando o quarto de uma criança um pouco maior, leve em consideração sua personalidade. Observe seus gostos e até os seus pedidos para investir nos móveis e nos objetos certos, garantindo a diversão e a funcionalidade.
Agora, se a criança é bem pequena ou ainda nem veio ao mundo, apostar no básico pode ser uma saída. Para te ajudar, separamos algumas dicas especiais para planejar esse espaço. Confira!

1. Aposte em móveis em formatos divertidos ou com brinquedos embutidos 

Essa é uma das principais dicas para tornar os espaços mais divertidos. Você pode investir em uma cama em formato de jipe ou de casinha. Há ainda aquelas com escorrego embutido, proporcionando momentos de brincadeira para os pequenos.
Outros móveis de madeira para quarto infantil também podem ter formatos inusitados, como armários, sofás ou mesmo cômodas com puxadores divertidos.
Agora, se você preferir os móveis neutros, que possam acompanhar os pequenos por mais tempo, também tem formas de torná-los mais lúdicos. Uma ideia é apostar na pintura da parede atrás ou ao lado da cama. 
Ela pode formar uma casa, um carro, uma boneca, o céu, ou o que mais a imaginação permitir! A ideia central é transmitir a sensação de continuidade do móvel na pintura, papel de parede ou adesivo.

2. Escolha móveis de madeira para quarto infantil que tenham mais de uma função

Quem tem pouco espaço pode aproveitar e muito essa dica! Você não precisa investir em móveis planejados para quarto pequeno infantil para garantir que eles sejam funcionais. 
Há diversas opções prontinhas para levar para casa, como é o caso do berço multifuncional de madeira da IdeaHome.
Na verdade, esse móvel é um verdadeiro “all in one” para acompanhar a criança em diversas fases da vida. Além de ter trocador e compartimentos como porta fraldas, ele se transforma em cama, e ainda tem uma cama auxiliar extra.
Já o trocador pode ser usado no futuro como mini escrivaninha com banquinho e gaveteiro. Quanto ao porta fraldas, vira uma mesa de cabeceira ou porta brinquedos. Para completar, o painel da cabeceira do berço se transforma em quadro de giz.

3. Cores de móveis de madeira para quarto infantil levam diversão

Uma forma de decorar, dar vida aos ambientes e tornar tudo mais divertido é por meio dos móveis coloridos para quarto infantil. Cômoda, cama e até o guarda-roupa de madeira podem ter cores que fogem do tradicional branco ou marrom.
E se engana quem pensa que esses são móveis para quarto infantil feminino. Eles também podem decorar espaços destinados a meninos. 
Aliás, você nem precisa se prender ao azul ou ao rosa. Que tal investir em tons como lilás, verde ou mesmo o berço amarelo da IdeaHome? Aliás, a peça ainda vira mini cama, para quando a criança estiver crescida.

4. Móveis para quarto infantil ganham cara nova com adesivos

Mais uma ideia para deixar o espaço mais divertido é colar adesivos nos móveis de madeira. Você pode incluir figuras menores ou envelopar toda a superfície do móvel, como a barra de proteção para a cama ou as portas do armário, por exemplo.
Aliás, essa também é uma mudança de baixo custo e fácil de fazer. Ou seja, você não precisa investir muito tempo e dinheiro para deixar o quartinho infantil de cara nova!

5. Objetos certos são opções fáceis de decoração para quarto infantil

Além da escolha das cores e dos móveis de madeira para quarto infantil, os objetos de decoração fazem a diferença para tornar o ambiente mais divertido, aconchegante e funcional.
Por exemplo, pequenas luzes instaladas no teto podem reproduzir as estrelas do céu, tornando o espaço lúdico e mais iluminado. Aliás, luminárias em formatos de nuvem, estrela e personagens infantis também são boas opções.
Outros itens como almofadas divertidas, pelúcias, tapetes e brinquedos ajudam a dar o tom da decoração e ainda podem ter diferentes utilidades no dia a dia.

6. Mantenha objetos ao alcance das crianças

No quesito funcionalidade, é importante pensar não só na versatilidade dos móveis para os pais e responsáveis, como também no uso da criança no dia a dia.
Por isso, o ideal é que os móveis sejam baixos, na altura da criança. Assim, ela vai poder interagir e aproveitar melhor o espaço que, afinal, foi pensado para ela.
Isso ajuda até a criança a ter mais autonomia, uma vez que vai poder realizar diversas tarefas sozinha, como pegar roupas na gaveta e no armário, sentar-se para fazer o dever de casa ou organizar seus brinquedos.

Aqui na IdeaHome você encontra móveis para quarto de bebê feitos em madeira, com qualidade para acompanhar os primeiros anos dos pequenos. Além disso, também temos móveis para quarto infantil que você certamente vai gostar. Confira!

Comentários

Escrever comentário