Pesquisar
0
Carrinho

Como escolher o aparador ideal para você

Postado por: Idea Publicado em: 14/01/2022 Comentários: 0
Como escolher o aparador ideal para você

O aparador é um móvel versátil, que se adapta a todos os estilos de decoração. Além disso, pode ser usado em diferentes cômodos, com propostas distintas. Portanto, se você ainda não tem um móvel tipo aparador, chegou a hora de entender como escolher o modelo ideal!

São tantas opções disponíveis que você pode não saber qual é a ideal para o ambiente que está decorando. Mas nós temos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é um móvel aparador?

Um móvel aparador serve exatamente para o que o seu nome sugere: aparar os objetos. Eles podem ser apenas decorativos ou úteis para o dia a dia, e por isso precisam estar sempre à mão.

Portanto, há diversas formas de usar o móvel aparador, como vamos entender mais à frente. Mas, no geral, essa é uma peça que ajuda a compor a decoração e pode ser feita de diferentes materiais, como MDF, madeira maciça, acrílico, ferro ou ainda uma combinação de madeira e metal, por exemplo. São muitas opções para você escolher!

Qual a diferença entre aparador e buffet?

É muito comum confundir esses dois móveis. Afinal, eles são realmente parecidos e podem até ser usados um no lugar do outro.

Contudo, a principal diferença é a profundidade. Como o buffet é destinado a guardar louças e outros utensílios, costuma ser mais fundo. Além disso, ele geralmente traz mais compartimentos, como portas e gavetas.
 

Como usar o móvel aparador?

Essa é uma peça complementar à decoração. Isso quer dizer que não é daquelas indispensáveis. Portanto, se você tem um ambiente pequeno, precisa pensar se vale a pena investir em uma peça assim.

No entanto, o aparador pode ganhar funções importantes em uma sala de estar, de jantar, em um corredor, hall ou até mesmo na cozinha.
Dá para colocar objetos de decoração como porta-retratos, vasos de plantas, esculturas, quadros e espelhos. Mas também é possível usar o aparador para outras funções, como por exemplo ao apoiar uma televisão e fazê-lo de rack.

Além disso, é possível usar o aparador como um buffet. Dessa forma, você pode não só apoiar os alimentos em sua superfície, como também usar gavetas e portas para guardar louças e talheres, por exemplo.

Mais uma sugestão nessa linha é fazer do seu aparador um bar ou cantinho do café. Basta apoiar os utensílios ou bebidas que façam sentido para dar uma nova função à peça.

Outra ideia é usar o aparador atrás do sofá. Essa dica é interessante quando se tem ambientes integrados, como sala de estar e de jantar juntas. Nesse caso, o móvel aparador ajuda a delimitar cada cômodo.

Como escolher o móvel aparador?

É importante considerar algumas questões antes de investir em um móvel aparador. A primeira delas é a altura. Por padrão, a peça tem 85 cm de altura.
No entanto, se o pé direito do ambiente não for alto, é possível ter móveis mais baixos. Além disso, se você for usar o aparador atrás do sofá, precisa considerar também essa medida na hora de escolher o aparador.

Tipos de aparador que você pode escolher para a sua casa

Enfim, chegou a hora de conhecer alguns tipos de aparadores para entender qual se encaixa melhor no seu estilo de decoração. Confira!

Móvel aparador clássico

Para começar, o móvel aparador clássico é aquele com design mais simples, sem tantos detalhes, gavetas ou portas. Geralmente, tem a parte de baixo vazada, o que dá espaço para enfeitar com vasos, esculturas ou outros objetos decorativos.
Esse é o tipo de aparador ideal para quem tem menos espaço, justamente por não ter tantos compartimentos e, com isso, ser mais compacto. Alguns modelos podem até ter gavetas, como é o caso do aparador em madeira maciça de acabamento pinhão da IdeaHome. 

Móvel aparador rústico

Em um ambiente rústico, o aparador pode ser um móvel de madeira maciça. Nesse caso, prefira aqueles que mantêm a cor original da madeira e encontre a peça no tom que combina com o restante da decoração, podendo ir da mais clara à escura.
O aparador de madeira em cera com 4 portas e 4 gavetas da Idea Home pode ser uma boa escolha, já que segue o estilo rústico e sua estrutura é útil e versátil.

Móvel aparador retrô

Para quem curte o estilo retrô, uma dica para escolher o aparador ideal é prestar atenção nos seus pés. Prefira aqueles que chamamos de palito, e geralmente são inclinados para fora.
Um ótimo exemplo é o balcão com 3 gavetas e 2 portas da IdeaHome. Ele ainda combina tampo branco com a parte frontal na cor da madeira que, inclusive, é de reflorestamento!

Aparador de ferro

Esse é o tipo de aparador ideal para quem tem um ambiente com pegada industrial. Ele fica ótimo em combinação com outros elementos nesse estilo, como parede de cimento queimado e luminárias em metal.
No entanto, a escolha também vai depender como usar o móvel aparador. Isso porque modelos assim não costumam ter gavetas ou portas.
Se você pretende guardar objetos no aparador, mas quer que ele combine com o estilo industrial, pode apostar em um móvel que mistura metal e madeira, por exemplo.

Aparador espelhado

Já o móvel aparador de vidro ou espelho é uma boa pedida para ambientes clássicos, mas com um toque de modernidade. Esse tipo também fica bem em quartos.
Dependendo do modelo, pode até ser usado como penteadeira ou para guardar objetos pessoais que precisam estar acessíveis.

Móvel tipo aparador

Aqui, entram aqueles móveis que não são exatamente aparadores, mas podem servir como se fossem. Esse é o caso de balcões, buffets e até escrivaninhas que podem ganhar novas funções na decoração da casa. 

Ou seja, se você não tem um aparador ainda, pode dar uma olhadinha em outros móveis da casa para entender se eles não podem fazer esse papel.

Comentários

Escrever comentário