Pesquisar
0
Carrinho

Móveis de Madeira: por que são a melhor escolha?

Postado por: IdeaHome Publicado em: 13/01/2022 Comentários: 0
Móveis de Madeira: por que são a melhor escolha?

A madeira para decoração é uma ótima opção para trazer aconchego e ficar um pouco mais perto da natureza, mesmo que você more em uma cidade grande. 

É um material super versátil, usado não só em móveis como também em construções e objetos. Além da elegância, a decoração com móveis de madeira ainda é atemporal.

Isso sem falar que essas são peças que podem ser passadas de geração em geração, graças à boa resistência e à fácil manutenção.

De fato, são muitas as vantagens dos móveis de madeira. A seguir, listamos 4 delas, damos algumas dicas de decoração e ainda te ajudamos a fazer suas peças durarem mais. Acompanhe a leitura!

 

As 4 vantagens dos móveis de madeira

Veja a seguir algumas vantagens para você entender por que escolher móveis de madeira rústica para decorar a sua casa é um ótimo investimento:

1. Alta durabilidade

Se você souber como conservar móveis de madeira, eles irão durar por muitos anos. E mesmo quando você enjoar, poderá vender por um bom preço, ou até passar para outra pessoa da família. Eles possuem uma estrutura forte e são bastante resistentes, fazendo desse um bom investimento. 

2. Decoração com móveis de madeira é atemporal e versátil

Outra vantagem de um móvel de madeira é que, além de durar muito, não vai sair de moda. A madeira para decoração é um clássico e vai bem em diferentes estilos.

Você ainda pode pintar, caso enjoe da cor ou ache que não combina mais com a decoração que quer seguir. Outra opção é usar adesivos para envelopar do seu jeito.

Além disso, eles são versáteis na hora de decorar. Tem móveis de madeira para quarto de bebê e de adulto, para home office, sala de estar, cozinha e por aí vai. Basicamente, esse tipo de peça pode ser usada em qualquer parte da casa!

3. Móveis de madeira são fáceis de limpar

De maneira geral, basta passar um pano seco e pronto: seu móvel vai ficar limpinho. Se houver gordura ou alguma outra sujeira mais resistente, uma esponja com sabão neutro também podem ajudar.

4. Sustentabilidade é vantagem dos móveis de madeira de reflorestamento

Quem investe em móveis de madeira de reflorestamento tem ainda outra vantagem: o cuidado com o meio ambiente.

Nesse caso, as árvores já são plantadas com o objetivo de virarem móveis. Dessa forma, os impactos ao meio ambiente são minimizados. Se você se preocupa em consumir de forma consciente e sustentável, vai gostar de saber que na IdeaHome todos os móveis são de madeira de reflorestamento!

 

Dicas de como decorar com móveis de madeira

Agora que você já conhece as vantagens, é hora de descobrir as dicas para a decoração com móveis de madeira:

Em espaços menores, escolha móveis claros

Madeiras em tons mais claros, como pinus e eucalipto, estão entre as mais usadas no Brasil. No entanto, você também encontra em tons mais escuros, como é o caso da imbuia.

Todos esses tipos são ótimas opções para quem busca por durabilidade e qualidade. No entanto, quem vai decorar ambientes pequenos precisa se atentar a alguns detalhes.

Nesse caso, a escolha de peças pintadas de branco ou móveis rústicos de madeira em tons mais claros são as melhores opções. Isso ajuda a dar mais amplitude ao ambiente.

Para os quartos, um guarda-roupas branco com espelho pode fazer o quarto parecer maior. Já um rack branco e rústico na sala pode ser coordenado com outros móveis e elementos neutros, deixando para brincar com as cores em objetos de decoração, como almofadas e mantas.

Decoração minimalista pede móveis madeira com traços finos

Quem prefere uma decoração sem tantos elementos, minimalista, também pode aproveitar as vantagens dos móveis de madeira.

Nesse caso, escolher móveis de madeira rústica pode não ser a melhor opção, pois eles costumam ter design mais encorpado. 

Por exemplo, escolha um rack com pés altos e design retrô. No quarto, uma mesa de cabeceira vazada, com uma gaveta, também dá um toque de minimalismo à decoração com móvel de madeira.

E que tal uma escrivaninha básica, que ainda tem duas gavetas, para você decorar seu home office? São muitas as opções para seguir o estilo que você determinar para cada ambiente.

Saiba qual móvel de madeira escolher para espaços aconchegantes

O uso da madeira já torna os espaços mais acolhedores. O toque, o cheiro e o visual desse material aproximam as pessoas da natureza e aumentam o bem-estar.

Mas para quem quer reforçar esse aspecto com a decoração, escolher móveis de madeira rústica em cores escuras é uma boa opção. Isso porque tons quentes e fechados geram essa sensação de acolhimento, que pode ser obtida com peças como balcões, buffet e aparadores, cômodas, racks e estantes, por exemplo. 

 

Aprenda como conservar móveis de madeira

Apesar de ser fácil de conservar móveis de madeira, eles precisam de alguns cuidados para durarem anos a fio. Vale lembrar que estamos falando de um material natural, mas que recebe tratamento para manter cupins, fungos e outros parasitas bem longe.

  • Evite a exposição ao sol, porque a madeira pode perder sua cor e se tornar opaca com o tempo. Caso não dê para mudar o móvel de lugar, invista em cortinas para bloquear a luminosidade.
  • Proteja a superfície da água e do calor para evitar manchas. Essa dica é especial para mesas de jantar ou de cabeceira feitas em madeira. Usar porta-copos ou aparadores de panelas é o suficiente para conservar a aparência do seu móvel.
  • Evite ambientes úmidos, porque isso pode dilatar o móvel de madeira de uma forma irreversível. Uma dica é manter o móvel entre 3 cm e 5 cm afastado da parede.
  • Não use produtos abrasivos para fazer a limpeza, porque isso pode acabar manchando ou arranhando seu móvel de madeira rústica. Em vez disso, passe um pano seco para retirar o pó. Se precisar, use sabão neutro e um pano úmido.
  • Cuidado com o peso que você coloca no móvel de madeira. Certifique-se de não colocar mais do que ele aguenta. Em estantes e cômodas, tente distribuir os objetos de maneira que não force apenas um lado, o que pode empenar o móvel.
  • Faça a manutenção periódica do seu móvel de madeira para ele durar mais. Isso inclui aplicar verniz, material anti-fungo, cera, entre outros produtos próprios tanto para a superfície quanto para parafusos e dobradiças.

Posts relacionados

Comentários

Escrever comentário